Após julgamento, a Justiça do Piauí condenou Valmir Feitosa dos Santos a 25 anos e seis meses de prisão em regime fechado pelo feminícidio da ex-esposa, Liana Linhares Lopes, de 27 anos, em novembro de 2023. O crime foi cometido na frente de uma das filhas de 11 anos do casal, que ainda tentou salvar a mãe.
Valmir Santos foi preso após assassinar a ex-mulher com 21 facadas. Segundo a decisão, o réu mostrou ser uma pessoa violenta, possessiva e não aceitava o fim do relacionamento.
Segundo o juiz Ronaldo Paiva Nunes Marreiros, a condenação ocorreu por maioria dos votos reconhecendo as qualificadoras do feminicídio, sem defesa para vítima e motivo torpe.
“Fixo a pena base de Valmir Feitosa dos Santos em 25 anos e 6 meses. Devido haver circunstância agravante (meio cruel) e devido haver circunstância atenuante (confissão) é que não há mudança na pena base aplicada. Não é cabível a substituição da pena privativa de liberdade”, afirma o juiz em decisão.
O crime
Liana Linhares Lopes, de 27 anos, foi assassinada a facadas e o crime foi presenciado por um dos filhos da vítima, uma menina de 11 anos. O suspeito, identificado como Valmir Feitosa dos Santos, foi detido por populares na noite do dia 27 de novembro de 2023, no Parque Vitória, na zona Sul de Teresina. Ele é ex-marido da vítima.
O casal viveu juntos por 12 anos e tem três filhos, mas já estava separado. O homem continuava frequentando a casa para visitar os filhos, mas Liana já tinha uma medida protetiva contra o ex-marido.
Segundo testemunhas, Valmir teria invadido a casa da vítima e iniciado uma discussão e esfaqueado Liana Linhares. "Foram pelo menos 12 perfurações, em várias partes do corpo. O irmão dela disse que ao entrar na casa, ele estava segurando ela pelos cabelos e desferindo os golpes", disse o delegado Francisco Barêtta, coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na ocasião do crime.
A filha do ex-casal, de apenas 11 anos, tentou impedir o pai, sem sucesso. O irmão da vítima, que mora na casa ao lado, ouviu os gritos e tentou socorrer a irmã.
"Ele entrou em luta corporal contra o ex-cunhado e com a ajuda dos vizinhos conseguiram amarrá-lo", disse o coordenador do DHPP.
Valmir foi imobilizado pelos vizinhos, que acionaram a polícia. A vítima morreu no local.
Fotos relacionadas
Fonte: Jade Araujo/ Portal Cidade Verde
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.