A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou, na manhã desta terça-feira (18), a Operação DRACO 198 nos bairros Pedro Balzi, Monte Horebe, Novo Horizonte e Santo Antônio, localizados nas zonas Sudeste e Sul de Teresina. Entre os alvos, estão suspeitos que se passaram por policiais para tentar executar um desafeto na capital. A ação foi filmada pelos criminosos.
Ao todo, estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, três mandados de apreensão e cinco mandados de prisão. Até o momento, três pessoas foram presas.
De acordo com o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, a operação tem como objetivo combater uma facção criminosa que atua na capital e se baseia em duas investigações distintas.
A primeira investigação apura uma tentativa de homicídio ocorrida em 2 de outubro de 2024, quando suspeitos invadiram uma residência se passando por policiais e atentaram contra a vida do morador, que foi alvejado por disparos de arma de fogo. Toda a ação foi filmada pelos criminosos e divulgada nas redes sociais. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
“Alguns dos criminosos que estão sendo presos hoje, em outubro do ano passado, entraram em uma residência se passando por policiais, atentaram contra a vida de um dos moradores e filmaram a ação. Desde que tomamos conhecimento, iniciamos o processo de acompanhamento, identificamos que alguns deles já eram monitorados pelo DRACO e hoje estamos ratificando um trabalho de muitos meses”, explicou Charles Pessoa.
A segunda investigação tem como foco a desarticulação de lideranças da facção criminosa, envolvidas em homicídios, posse e porte ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas.
“Aqui, o objetivo é desarticular duas células do Bonde dos 40 atuantes nessa região. Uma delas integra o Tribunal do Crime, responsável por execuções, e a outra vinha praticando diversas ações criminosas”, acrescentou o delegado.
Durante as diligências, um homem e uma mulher tentaram fugir do cerco policial, mas foram capturados.
A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) e Polícia Militar do Piauí, através dos Batalhões BEPI, BOPAER e BOPE.
Fotos relacionadas
Fonte: Rebeca Lima e Mikaela Ramos/ Portal Cidade Verde
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.