Nessa quinta-feira, 12 de dezembro, Assunção do Piauí completa 30 anos de emancipação político-administrativa do município. Assunção do Piauí dista a 280 km da capital Teresina (PI), ao Centro-Norte do Estado – região dos carnaubais, com uma população estimada em 2022, de 7.452 habitantes.
O Poder Público Municipal, que tem como gestor Antonio Luiz Neto “Netinho” (PSD),que está finalizando seu segundo mandato consecutivo, realiza uma programação especial em alusão aos 30 anos de aniversário da cidade, que envolve atividades culturais, religiosas, esportiva e que finaliza, no dia 12, com grande atrações musicais em via pública com nomes impactantes como Vitor Fernandes e Vaqueiro Karkará, entre outros. Na programação também destaca-se o Dia do Evangélico (dia 11 de dezembro), uma festa especial que traz como atração a cantora gospel Stefhany.
Assunção do Piauí, cidade chamada carinhosamente de “Capital do Feijão”, devido suas alta taxas de produção do feijão, e que, por esse motivo, culminou com a realização tradicional no município, no mês de julho, com a festa do feijão, como comemoração da fartura do alimento. Em Assunção do Piauí, destaca-se também um belo ponto turístico que encanta pela sua beleza natural: o Morro do Gigante. O nome de Assunção do Piauí é em homenagem a uma senhora muito devota da cidade, chamada Maria Assunção Assis.
Assunção do Piauí faz divisa com o estado do Ceará, através do município de Quiterianópolis. Assunção do Piauí ganhou seus primeiros habitantes, conforme relatos históricos, a partir da fuga de um homem escravizado e fugitivo, vindo possivelmente de terras cearenses, que, ao entrar em terras que hoje pertencem ao Piauí, descobriu um brejo, em terras de Assunção do Piauí, que, antigamente, se chamava Paú, e que também foi povoado do vizinho município de São Miguel do Tapuio, até o ano de 1996.
Assunção do Piauí foi por muito tempo um vilarejo de outros municípios como Aroazes e São Miguel do Tapuio. Atualmente, é uma das cidades mais jovens em emancipação do Piauí, com apenas de 30 anos.
Quando Assunção do Piauí tornou-se de fato um novo município com total independência?
Assunção do Piauí teve a sua primeira eleição municipal em 1996, elegendo o seu primeiro prefeito e vice-prefeito com o voto popular: José Alves dos Reis "Zezinho Bastião" (Prefeito eleito) e Olivaneude Cavalcante Mota Lacerda (vice-prefeita eleita), em primeiro mandato de 1997 a 2000. Zezinho Bastião se reelegeu prefeito de Assunção do Piauí em 2000, tendo como vice-prefeita Rosimar de França Lima, para o mandato de 2001 a 2004. Porém, nesse seu segundo mandato, Zezinho Bastião fora afastado pela justiça; a então vice-prefeita, Rosimar de França Lima, assumiu a prefeitura no período de julho de 2003 a dezembro de 2004. O saudoso "Zezinho Bastião" faleceu em 2011.
No período entre 2005,2006 ,2007,2008, o município foi administrado pela prefeita eleita, Maria Batista de Moura, que teve como seu vice-prefeito o ex-vereador Mardone Ricardo. Maria Batista não conseguiu se reeleger prefeita em 2008.
Gabriel Mendes comandou o município de Assunção do Piauí por dois mandatos, tendo como vice-prefeito Antonio Luiz Neto, atual prefeito, pelos períodos: 2009,2010,2011, 2012 / 2013,2014,2015,2016.
Antonio Luiz Neto, o "Netinho" (PSD), se elegeu prefeito de Assunção do Piauí em 2016, tendo como vice-prefeito Jovelino Soares (PSD), para o mandato de 2017,2018, 2019, 2020. Já nas eleições municipais de 2020, Netinho se reelegeu prefeito de Assunção do Piauí, com a mesma chapa majoritária com o vice-prefeito Jovelino Soares, para o mandato de 2021, 2022.2023 e 2024.
Destaca-se, nestes dois últimos mandatos do atual prefeito Netinho (PSD), em sua segunda gestão ainda em curso, que a cidade vem passando por uma verdadeira transformação, a exemplo de quase todas as ruas da sede do município estarem pavimentadas com calçamento e asfalto, além avanços significativos em todas as áreas.
No contexto político administrativo, no âmbito do Legislativo Municipal, vale destacar também, a figura do atual presidente do órgão, vereador Ronnivom de Sousa Lima, que, com muita responsabilidade de gestão, modernizou toda a estrutura predial da Câmara Municipal.
Assunção do Piauí – sua formação e emancipação /IBGE
Histórico
Em 1925, o Governador do Estado, Matias Olímpio de Melo criou o Município de Aroazes. Ao novo município foram anexadas algumas fazendas do vale de São Nicolau, pertencentes ao Município de São Miguel do Tapuio. O município teve vida efêmera. João de Deus Pires Leal ( Joca Pires ) ao assumir o Governo do Estado, pela Lei n° 1.198, de 19 de junho de 1928, transferiu a sede do município de Aroazes para o povoado de Assunção. Teve papel importante nessa transferência, Antonio José Alves Vieira (Major Vieira), cearense, homem simples, de gestos grosseiros, sem influência política no Estado mas de grande prestigio junto ao Governador Joca Pires. Major Vieira, com propriedade de Assunção à Vitória.
Tinha um eleitorado fiel ao coronel Milu, de Castelo, que apoiou incondicionalmente Joca Pires. Por causa da campanha e sem dúvida, pelo seu caráter singular, Vieira conseguiu de tal modo a simpatia do governador que, entre outras coisas, tinha acesso ao seu Gabinete. Com esse prestigio conseguiu que Assunção passasse a ser sede de município em detrimento de Aroazes e mesmo sem as condições exigidas. Nomeado primeiro intendente. Julgado, por muitos, sem capacidade para a função, transformou uma residência em intendência, melhorou a arrecadação de impostos, criou o cartório, cujo primeiro tabelião, Cesídio Nelson Vieira, que continuou no cargo com a transferência da sede municipal para São Miguel. Gentílico: assunçãoense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Assunção do Piauí, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 0510-1989, com o topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4680, de 26-011994, desmembrado de São Miguel do Tapuio. Sede no atual distrito de Assunção do Piauí expovoado de Assunção. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997,
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.