O helicóptero multimissão da Polícia Militar do Piauí segue dando apoio no combate aos incêndios florestais na região dos municípios de São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Castelo do Piauí. Os primeiros focos foram registrados no domingo (3) e, em apoio ao Corpo de Bombeiros e brigadistas locais, as equipes entraram no terceiro dia de atuação. A área atingida tem cerca de 15.000 hectares.
O combate iniciou com ações por terra, mas com a dimensão e a rapidez com que as chamas se espalharam, a aeronave da Polícia Militar foi acionada para apoio com o uso do sistema de bambi bucket, que permite o helicóptero despejar grandes volumes de água sobre as áreas em chamas. Em mais de 10 horas de voo, a aeronave lançou mais de 15.000 litros d’água, ajudando a controlar os focos mais críticos.
No momento, o fogo encontra-se sob controle, não oferecendo risco à vida ou patrimônio dos residentes na área. No entanto, as equipes seguem em alerta para evitar novos incidentes e combatendo os focos.
“O emprego do helicóptero é fundamental para alcançar locais de difícil acesso, onde as chamas se alastraram rapidamente. A estratégia de combate aéreo complementa o trabalho árduo das equipes em solo, que enfrentaram o fogo de maneira direta, enquanto o helicóptero permitia uma rápida ação sobre os pontos mais ameaçadores. Essa operação exemplifica a importância dos recursos aéreos em situações de emergência como esta, onde a agilidade e a precisão fazem a diferença para preservar o meio ambiente e a segurança da população local”, destaca o coronel Clayton Frota Gomes, gerente de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública do Piauí.
Ainda de acordo com o coronel, sete bombeiros de Teresina e Piripiri participam da ação, além de 15 brigadistas de São Miguel do Tapuio e sete policiais do Comando de Policiamento Aéreo (Copaer) da PMPI.
“O Governo do Estado do Piauí tem demonstrado empenho e preocupação com a situação, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e a segurança da população. A ação integrada entre Corpo de Bombeiros e o apoio aéreo, por meio do Bopaer e da Gerência de Operações Aéreas, é um exemplo claro do esforço conjunto para proteger as áreas atingidas”, completa Clayton Frota.
Fotos relacionadas
AsCom/Governo do Estado
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.