Na última segunda-feira (22/05), a Secretária Municipal de Educação de Assunção do Piauí, Antonia Alves, acompanhada da Assessora e Consultora Pedagógica do Município, Desterro Barros , da Superintendente do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Município, Luma Alves, e da Formadora Municipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), Darliane Martins, participaram representando a Gestão do Prefeito Netinho, do XVI Fórum Ordinário - Undime/PI, em evento que aconteceu no Auditório Poty do Hotel Blue Tree, em Teresina-PI, e que teve como destaque temático: a promoção da equidade na educação - “Construindo a Gestão para a Educação Municipal que Garanta Equidade, Qualidade e Formação Cidadã”.
A solenidade contou com a presença da Secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, reuniu gestores e prefeitos dos 224 municípios do Piauí, nos dias 22 e 23 de maio.
Confira abaixo texto jornalístico da Undime-PI
A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) promoveu, nesta segunda (22) e terça-feira (23), durante o XVI Fórum Ordinário da Undime Piauí, palestras ligadas à promoção da equidade na educação pública. Palestrantes de renome nacional, como Jane Haddad, Júlio Furtado, Márcio Brito e Lourdes Atié, trataram de temas voltados ao assunto.
No primeiro dia do Fórum, o professor e consultor em educação, Júlio Furtado, fez um apanhado histórico do modelo de aprendizagem que é aplicado nas escolas nos dias atuais. O educador ressaltou a necessidade de desenvolver uma reavaliação sobre o currículo apresentado nas escolas. “Nós precisamos ter uma clareza sobre o currículo, saber o que tem que ser ensinado em cada série. Hoje, as escolas estão muito voltadas para uma coisa chamada rendimento. Isso não tem a ver com aprendizagem, a aprendizagem precisa ser para a vida”, declara.
Já no segundo dia, o coordenador de Implementação de Políticas Educacionais da Associação Bem Comum, Márcio Brito, ministrou o tema “Avaliação e a Garantia da Aprendizagem na Idade Certa” e explicou sobre a promoção de ações referentes à promoção da equidade nas escolas. “As criança pretas, as que vivem em insegurança alimentar e as que vivem em situação de perigo, não encontram oportunidade fora da escola. Precisamos de uma educação infantil que garanta desenvolvimento e gere oportunidades, principalmente, para os que mais precisam”, destaca.
Para a socióloga Lourdes Atié, palestrante da temática “O Sapateiro faz Sapato e o Professor faz Gente”, a equidade deve ser empregada nas escolas como um valor. “Quando falamos de equidade e cidadania, o maestro é o professor. Eu só faço equidade, se reconhecê-la como um valor”, afirma.
A presidente da Undime-PI e DME de Francinópolis, Eliane Morais, afirma que o tema do evento “Construindo a Gestão para a Educação Municipal que Garanta Equidade, Qualidade e Formação Cidadã” foi pensado a fim de levar aos educadores temáticas fundamentais para a educação de todo ser humano. “A Undime pensou em uma programação voltada para os desafios que todos nós como educadores enfrentamos. Levar qualidade e equidade para as nossas escolas é o nosso principal objetivo”, enfatiza.
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.