Fernanda Montenegro fala de Fernanda Torres no Oscar: 'Está lançada a minha filial'; leia carta
Nesta sexta, 7, Fernanda Torres recebeu uma edição do Globo Repórter em sua homenagem.
A atriz Fernanda Montenegro fez uma homenagem a Fernanda Torres e falou sobre a presença da filha no Oscar. Fernandinha disputou o prêmio de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui, 26 anos depois que a mãe também foi indicada na mesma categoria por Central do Brasil.
Nesta sexta, 7, Fernanda Torres recebeu uma edição do Globo Repórter em sua homenagem. O programa contou com relatos de pessoas próximas à atriz e, ao final, exibiu a carta de Fernanda Montenegro.
No texto, Fernandona citou uma frase de Procópio Ferreira, dita pelo ator ao ver uma interpretação da filha, Bibi Ferreira: "Senhoras e senhores, está lançada a minha filial". "Desde os seus 12 anos, quando Fernando e eu a assistimos no palco do Teatro Tablado, com total domínio de cena, nós, os pais atores, nos abraçamos aos prantos diante do fenômeno", afirmou.
Ela também citou o fato de Fernanda Torres ter entrado para a história com o Oscar "justamente durante o nosso carnaval dionisíaco". "Esse milagre se deve ao extraordinário filme de Walter Salles, Ainda Estou Aqui, que, pelo seu protagonismo nessa obra de arte cinematográfica, fez dela, para sempre, um referencial transcendente de brasilidade", disse.
Leia a carta de Fernanda Montenegro a Fernanda Torres
"Fernanda Torres é um imenso talento como ser humano, daí a dimensão dessa vocação ampla e inarredável de ser uma atriz extraordinária. A arte de ser ator, no caso, atriz, só nós, desse ofício, entendemos na pele, repito, na pele, o que é o ser humano. Ela, Nanda, sabe.
Desde os seus 12 anos, quando Fernando e eu a assistimos no palco do Teatro Tablado, com total domínio de cena, nós, os pais atores, nos abraçamos aos prantos diante do fenômeno. Veio à minha memória a frase do grande ator brasileiro Procópio Ferreira, que, no final da interpretação da jovem e eterna atriz Bibi Ferreira, sua filha, Procópio agradecendo o estrondoso aplauso ao final do clássico Mirandonina, de [Carlo] Goldoni, e na emoção do que estava acontecendo, lançou em voz alta: 'Senhoras e senhores, está lançada a minha filial'.
Fernanda Torres, desde a infância, sempre ordenou a sua votação de uma forma independente, real e sublime. São quase 50 anos de criatividade em diversas áreas da nossa cultura artística.
Coube a Fernanda Torres o fenômeno de atravessar a Linha do Equador, justamente durante o nosso carnaval dionisíaco. Esse milagre se deve ao extraordinário filme de Walter Salles, Ainda Estou Aqui, que, pelo seu protagonismo nessa obra de arte cinematográfica, fez dela, para sempre, um referencial transcendente de brasilidade."
Fotos relacionadas
Fonte: Por Sabrina Legramandi
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.