Na última quarta-feira, 20 de novembro, a Associação Centro Afro Capoeira, de São Miguel do Tapuio, no Piauí, que tem como presidente o Mestre Anum CdO (Humberto Santos) realizou, no clube municipal, o evento (festival) iê iê iê Viva Zumbi, em alusão ao Dia da Consciência Negra.
O festival reuniu capoeiristas de São Miguel do Tapuio e municípios vizinhos, tendo como objetivo celebrar o Dia da Consciência Negra como símbolo de resistência e luta dos povos negros por mais reparações, fim do preconceito racial e pela equidade racial.
Durante todo o dia foram realizadas rodas de capoeira, aulas de história e cultura Afro e danças de origem afro-brasileira e africanas, como: maculêle, samba de roda, pirofagia e outros.
O Evento foi financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, uma política do Ministério da Cultura que tem como objetivo apoiar a cultura nacional.
Dia da Consciência Negra:
A data reacende reflexões importantes sobre a cultura, a luta e os desafios dos negros no país e o racismo estrutural ainda tão presente na sociedade brasileira. A data rememora a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil no período colonial, assassinado em 1695, e foi proposta por um grupo de estudiosos e ativistas gaúchos como alternativa à celebração da Abolição da Escravatura, em 13 de maio.
Fotos divulgação
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.