Facebook
  RSS
  Whatsapp

Educação de Castelo do Piauí está em 1º lugar do Território dos Carnaubais em fluência leitora

Uma das estratégias utilizadas é o projeto Avançar Mais, que tem como objetivo assegurar e ampliar as aprendizagens relativas aos objetos do conhecimento.

Compartilhar

 Reprodução

A Prefeitura de Castelo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve um conjunto de ações articuladas com o intuito de assegurar as condições necessárias para que todos os estudantes cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental e com a idade de sete anos com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Uma das estratégias utilizadas é o projeto Avançar Mais, que tem como objetivo assegurar e ampliar as aprendizagens relativas aos objetos do conhecimento referentes aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, na interrelação com as outras áreas de conhecimento, considerando que esses componentes são estruturadores para o desenvolvimento dos demais. É direcionado aos estudantes do 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais.

O projeto está em 1º lugar em fluência leitora no Território Carnaubais e em 11º lugar no estado, do total de 224 municípios. Uma educação de qualidade e com foco nos melhores resultados.

Estratégias do Avançar Mais

O projeto visa a ampliação da jornada escolar com a oferta do reforço no contraturno para 2º, 5º e 9º anos; aquisição de material de suporte "Coleção Supera Mais", que é composto por livros didáticos para professores e alunos; formação para o uso da Coleção Supera Mais; premiação de escolas, professores e estudantes com base nos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Índice de Desenvolvimento da Alfabetização Municipal (IDEPIalfa), Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal Anos Iniciais (IDEPIF1) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal Anos Finais (IDEPIF2) nos anos de 2023 e 2024. O projeto dialoga com outras ações que estão em curso na Secretaria Municipal de Educação, tendo como meta a aprendizagem significativa dos estudantes e melhoria dos resultados do SAEPI e SAEB como a formações continuadas dos profissionais da educação; e a SAEC (Sistema de Avaliação de Castelo do Piauí) e o Prêmio ALFALETRAR, regulamentado pela Lei Municipal 1373/2023 que valoriza e reconhece o trabalho docente de qualidade no âmbito da alfabetização.

Mais ações de sucesso da SEMED

A Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí também tem parceria com o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa – PPAIC da SEDUC do estado do Piauí. A política de alfabetização desenvolvida inclui a formação continuada de professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos e materiais didáticos adequados para alfabetização; Proposta curricular própria; Acompanhamento pedagógico, rotina dos professores estruturada, monitoramento da fluência leitora e dos índices de alfabetização; Aquisição de baús de leituras com livros de literatura de acordo com a faixa etária das crianças e o ano que estudam; e a implementação do Projeto Avançar Mais.

Fotos relacionadas

Fonte: AsCom PMCDP

Mais de Castelo do Piauí