Detran-PI alerta para perigos do uso do 'Pokémon Go' no trânsito; dicas!
A infração por conduzir veículo manuseando aparelhos celulares é considerada média
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) alerta motoristas e pedestres para os perigos do uso, no trânsito, de jogos eletrônicos de realidade aumentada em smartphones. Nesses jogos, os participantes saem às ruas olhando a tela do smartphone para capturar criaturas virtuais, o que pode distraí-los.
O órgão vai usar as redes sociais para tentar conscientizar os piauienses sobre os perigos da falta de atenção ao atravessar ruas e, também, ao volante. A educadora de trânsito Janaína Meneses acredita que a nova sensação pode comprometer a segurança viária e aumentar os riscos de acidentes e mortes.
“Usar o celular aumenta o risco de acidentes de trânsito, porque, além de distrair, ele também diminui o tempo de resposta do condutor, agravando as chances de atropelamentos ou colisões com outros veículos", explica Janaína Meneses.
Quanto aos pedestres, a especialista afirma que digitar, ler e falar ao celular enquanto caminha também compromete a atenção do pedestre. "Desatentos, eles podem não escutar os sinais de alerta do trânsito, como buzinas, ou atravessar a rua sem olhar bem e isso aumenta os riscos de atropelamento. O ideal é que eles joguem em lugares seguros, como praças e parques", aconselha a educadora.
Atualmente, a infração por conduzir veículo manuseando aparelhos celulares é considerada média e o condutor que for flagrado pode pagar R$ 85,13 e receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No entanto, o diretor de infrações do Detran-PI, Levi Gomes, alerta que a multa irá passará a ser gravíssima em novembro deste ano. "O condutor que estiver usando o telefone, seja para jogar, para usar outros aplicativos ou fazer ligações, enquanto dirige, poderá ser multado em R$ 293,47, além de ser penalizado com sete pontos na CNH", finaliza o diretor.
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Ascom
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.