O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou na manhã desta sexta-feira (24) a Operação Draco 179, com ações no bairro São Joaquim, na zona Norte de Teresina, e no município de Altos. Ao todo, foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão, e, até o momento, seis suspeitos foram presos.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, uma das residências alvo dos mandados, localizada na Avenida Campo Maior, servia como um “quartel-general” de uma facção criminosa. No local, quatro suspeitos foram presos, e também foram apreendidos um colete balístico, drogas e armas.
“Eles armazenavam parte da droga, faziam a distribuição, tanto que, na residência, estavam quatro criminosos que tentaram fugir. Tentaram descartar arma de fogo e drogas, mas, graças ao preparo operacional dos nossos agentes, conseguimos efetuar a prisão desses indivíduos com êxito. Inclusive, um dos detidos era monitorado por tornozeleira eletrônica. São criminosos vinculados a organizações criminosas que hoje estão sendo retirados de circulação”, destacou Charles Pessoa.
O delegado informou ainda que outras casas na mesma avenida eram utilizadas como pontos de apoio pelos criminosos. Para tentar despistar a polícia, os suspeitos chegaram a pintar os muros dessas residências recentemente.
“Eles tinham como ponto de apoio algumas dessas residências aqui, e o que chama a atenção é que eles mudaram as cores no decorrer desses últimos dois dias. A gente vem monitorando essa área há algum tempo e essas casas estavam pintadas de outras cores. Eles tentam burlar, mas, quando a gente atua de forma integrada e organizada, temos êxito nessas operações, explicou o delegado.
Charles Pessoa também destacou que alguns suspeitos estariam envolvidos em homicídios na região metropolitana de Teresina.
"São alguns indivíduos que, além de participarem diretamente de homicídios na região metropolitana, aqueles que não participavam diretamente eram os responsáveis por demandar essas ações criminosas. Eles estavam coordenando essas ações, e alguns indivíduos que atuam nessa base criminosa estavam cumprindo as ordens dessas pessoas que estão numa parte superior da pirâmide dessa organização criminosa", finalizou o coordenador.
A Operação Draco 179 conta com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Diretoria de Operações Integradas (DIOP), da Diretoria de Polícia Metropolitana, da Delegacia de Repressão a Furtos e Veículos (DRFV) e da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DENARC).
Fotos relacionadas
Por Rebeca Lima e Mikaela Ramos/ Portal cidade verde
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.