Facebook
  RSS
  Whatsapp

Entenda como funciona novo golpe em postos de combustíveis no Piauí

O golpe eletrônico ocorre no momento que o veículo vai ser abastecido, no qual o consumidor solicita abastecer com um determinado combustível, mas é liberado álcool.

Compartilhar

 Assis Fernandes/ODIA

Uma nova modalidade de fraude está sendo realizada nos postos de combustíveis do Piauí. O golpe eletrônico ocorre no momento que o veículo vai ser abastecido, no qual o consumidor solicita abastecer com um determinado combustível, mas é liberado álcool.

O alerta foi feito pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon/MPPI. Essa prática tem sido aplicada no Maranhão e os postos de combustíveis do Piauí já estão sendo acompanhados e fiscalizados pelo órgão, de modo a evitar que os consumidores piauienses também sejam lesados.

A fraude eletrônica foi descoberta durante uma operação realizada no estado vizinho ao Piauí, em dezembro de 2024. Foram identificadas irregularidades em diversos postos de combustíveis, o que exigiu do Procon/MPPI e do Imepi especialização para combater essa prática abusiva contra os consumidores.

“Estamos encontrando uma nova modalidade de fraude, vinda do Maranhão, a fraude eletrônica, que tem acontecido em uma grande rede de postos de combustíveis. Eles utilizam um chip para desviar o combustível. Se o cliente pede um combustível, a bomba injeta álcool”, Arimatéia Ârea Leão | chefe de fiscalização do Procon/MPPI.

“É uma modalidade mais aperfeiçoada, mas estamos nos especializando para combater essa prática também nos postos de combustíveis do Piauí”, explicou Arimatéia Ârea Leão, chefe de fiscalização do Procon/MPPI.

No final 2024, foi realizada a 30ª Operação Petróleo Real, coibindo a prática abusiva que os postos de combustíveis praticam para obter vantagens sobre o consumidor. “Com a fiscalização, as irregularidades e as medidas baixas têm diminuído. Na última operação do Procon com o Imepi, identificamos que o consumidor, ao abastecer 20 litros, tinha uma perda de 8 litros”, comenta.

Fotos relacionadas

Fonte: Portal O Dia

Mais de Teresina