A arte visual - obras criadas pelo artista plástico contemporâneo Francineto Saraiva, piauiense natural de São Miguel do Tapuio, vem ganhando notoriedade em todo Brasil. Recentemente, quatro de suas obras foram exibidas com muita ênfase pela famosa empresária Francisca Alda, a Chiquita, dona de restaurante de comida típica nordestina no Rio de Janeiro, proprietária da Barraca da Chiquita, ponto de referência da culinária nordestina no Rio de Janeiro desde 1979.
O destaque das obras de Neto Saraiva, exposto por Chiquita, no Rio de Janeiro, peças que retratam, com figuras estilizadas, o povo e os costumes nordestinos, constitui mais uma forma importante na divulgação das obras produzidas pelo artista sãomiguelense, em âmbito nacional.
De acordo com informações, as obras destacadas por Chiquita, foram presenteadas pela professora Ilana, e que agora, enriquecerão os olhos dos frequentadores da Barraca da Chiquita, no Rio de janeiro.
Biografia artística
O professor e artista visual Neto Saraiva é considerado pela crítica como um dos maiores artistas plásticos da nova geração. Seu estilo único e inconfundível o coloca em um patamar de destaque no cenário nacional. Seu projeto artístico cultural faz dele um dos artistas mais engajados, transformando-o em uma celebridade no campo das artes visuais.
Levando em suas belíssimas Obras de Arte o nome do Nordeste brasileiro, do seu estado de origem, o Piauí, e, principalmente, sua terra natal - o município de São Miguel do Tapuio - cidade que o artista se diz muito apaixonado. Tanto é que ele faz questão de divulgar em suas inúmeras Exposições já realizadas a temática do índio Tapuia, a história e os costumes do povo sãomiguelense.
O artista ganhou inúmeros fãs, principalmente do público infantil e juvenil, por conta do seu projeto artístico cultural, trabalhando, incrementando, carinhosamente, ao longo de quase duas décadas de dedicação, entre outros, à criação de personagens infantis baseados em elementos dos costumes e vivências no município de São Miguel do Tapuio, onde o artista pode ver de perto os costumes e a cultura do seu povo. De fato, isso foi essencial para a confecção de suas Belas Obras de Arte que ele vem estampando em suas exposições por onde passa. Dos tempos de infância, da fase de adolescente, passando pela juventude até seu ingresso na universidade, o artista remontou um verdadeiro painel histórico artístico cultural, recolhendo informações minuciosas ao longo de sua trajetória artística, ofertando esse belo presente ao povo sãomiguelense. E hoje, o público o agradece por esse feito tão importante quanto necessário para nossa gente.
Neto Saraiva é graduado em Letras Português pela UESPI, com pós-graduação. É artista plástico e tem como principal tema o Nordeste, seu povo, sua cultura. Mas também gosta de explorar uma arte mais universal, tendo como base a música e a dança, por exemplo. Quando iniciou nas Artes Visuais, já tinha certo domínio do desenho. Sempre admirou as belas obras através da mídia e livros ilustrados e sonhava um dia pintar daquele jeito. Felizmente, decidiu desenvolver seu talento, principalmente ao perceber demanda por suas obras e sua arte. Hoje, tem trabalhos espalhados por vários estados do país, e em outros países como na Alemanha (Frankfurt), Suíça e Noruega. Realizou, recentemente, a maior Exposição Individual de Desenhos do Estado do Piauí. Sua produção artística ultrapassa a incrível marca de mais de dez mil trabalhos entre pinturas e desenhos, superando, em quantidade, o gênio espanhol Pablo Picasso. No ano de 2019 o artista realizou uma das maiores Exposição do Mundo, confeccionou nada mais nada menos que 10 mil desenhos.
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.