Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Sãomiguelense conta como chegou à Escola de Sargentos das Armas do Exercito

Raimundo Rodrigues de Sousa Neto, de 27 anos, atualmente vive em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas(AM), seguindo carreira como Sargento Músico, na 2ª Brigada de Infantaria de Selva.

Compartilhar

 Foto: Arquivo pessoal

A reportagem especial do Tapuio Notícias (TN) traz com exclusividade a trajetória de um jovem de São Miguel do Tapuio, no Piauí, que atingiu seu principal objetivo no âmbito da música instrumental profissional militar da Escola de Sargentos das Armas (ESA) - Exército Brasileiro.

Atualmente, Raimundo Rodrigues de Sousa Neto “Sousa Neto”, reside em São Gabriel da Cachoeira , no Amazonas (AM)  seguindo a  carreira como Sargento Músico, na 2ª  Brigada de Infantaria de Selva, onde exerce tanto atividades na banda de música, como atividades que abrangem o amplo espectro de atuação do sargento do Exército Brasileiro.

“Sousa Neto”, natural de São Miguel do Tapuio (PI), é filho de Maria do Socorro Pereira Moreno Rodrigues de Sousa e Romildo Rodrigues de Sousa. Segundo o músico militar “Sousa Neto”, seu primeiro contato com a música foi aos 9 anos de idade, no projeto Seja Música, na época uma parceria da Igreja Batista local com a Prefeitura Municipal para ensino de violão para jovens. Logo depois, em 2012, já aos 14 anos, o mesmo [“Sousa Neto”] conheceu o projeto Cidadão Afinado, onde aprendeu a tocar trombone, o instrumento que o possibilitou hoje uma vaga nas fileiras do Exército brasileiro.

Ainda no início de sua trajetória como músico em sua terra natal São Miguel do Tapuio, conforme relatou “Sousa Neto” ao jornalismo do Tapuio Notícias, o mesmo participava de alguns projetos e bandas na cidade, sendo que, em 2016, após concluir o Ensino Médio, mudou-se para a capital, Teresina para se aprofundar na área.

A partir desse momento importante na vida de “Sousa Neto”, o mesmo enfatiza que “fiz o curso técnico de trombone no Instituto Federal do Piauí (IFPI), onde me formei em 2019”. “Fiz Licenciatura em Música na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o qual não cheguei a concluir, pois interrompi a graduação para assumir a vaga no concurso público”.

Já em 2021, o Sãomiguelense “Sousa Neto” passou no concurso da Escola de Sargento das Armas, tornando-se aluno do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) nos anos de 2022 e 2023, o qual concluiu como 1° colocado, recebendo a Medalha Marechal Hermes, que é uma honraria militar que visa premiar e dar relevo ao mérito intelectual de militares que hajam distinguido nas Escolas de Formação do Exército.

 

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Geral