Nesta última quinta-feira (29/08), no Centro Administrativo Municipal Dr. Artur Evaristo, a Prefeitura de São Miguel do Tapuio (PI) através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Sebrae-PI e Senar-PI, reuniram-se com um grupo de apicultores do município, ocasião em que foram divulgadas as ações realizadas e a serem realizada pelas instituições citadas, além da implantação de um projeto de Assistência Técnica e Gerencial nas propriedades rurais durante dois anos sem custo financeiro, fortalecendo-se as perecerias já anteriormente firmadas no segmento, conforme informou o Secretário de Agricultura Dr. Willames.
“A princípio, serão contempladas 30 propriedades rurais no segmento da apicultura, podendo se estender a um número bem maior, desde que haja organização social, não só no seguimento da apicultura, como também, poderão ser atendidos, outros setores produtivos como vem ocorrendo na ovinocaprinocultura em nosso município” – salientou Dr. Willames.
Dr. Willames também enfatiza que, com relação a produção de mel no estado do Piauí, é oriunda do trabalho de agricultores familiares, e a maior parte dessa produção vem das famílias com esse segmento nos municípios piauienses.
Produção de mel no Piauí
Mel produzido por agricultores familiares faz do Piauí maior exportador do produto no Brasil.
Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que o Piauí exportou, em 2023, cerca de U$ 31,2 milhões, o que dá um valor aproximado de R$ 173 milhões. O estado foi o responsável por 36,6% das vendas do produto ao exterior, sendo, dessa forma, o maior exportador do produto no Brasil.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, em 10 anos, a produção de mel no Piauí aumentou em 432%: saltou de 1.563 toneladas, em 2012, para 8.321 toneladas em 2022.
O número representa que este é um setor relevante para a economia do estado, mas que também simboliza mudança na qualidade de vida de quem atua com esse trabalho. Algumas famílias, como a do apicultor e administrador Luiz Henrique Oliveira, de 28 anos, têm passado a atividade de geração em geração. Morador da localidade Fava, no município de Isaías Coelho, ele conta que o trabalho na apicultura começou com o avô, e que hoje, ele e os irmãos seguem na atividade.
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.