Os partidos políticos dos município de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí, situação e oposição, já definiram as datas de seus eventos convencionais, atos estabelecidos pela Lei n° 13.165/2015, conhecida como Lei da Reforma Política, onde serão escolhidos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, com vistas às eleições de 6 de outubro de 2024.
Em São Miguel do Tapuio (PI), os partidos de situação e oposição realizarão suas convecções no mesmo dia – 27 de julho:
O Grupo Político liderado pelo prefeito Pompílio Evaristo Cardoso Filho “Pompilim” (PSD), realizará sua Convenção (coletiva) no Clube 3 Irmãos , às 16h, entre os partidos “coligados” PSD, MDB e PP. A situação já tem seus pré-candidatos a prefeito e vice-prefeitos definidos, com os nomes de Pompilim e Ribinha.
Já o partido de oposição, liderado pelo pré-candidato a prefeito, Miguel Vieira (PT), irá realizar sua Convenção Partidária no Clube Municipal, às 16h, também no mesmo horário. A oposição ainda não tem definição do pré-candidato a vice-prefeito.
Em Assunção do Piauí, o grupo de situação realizará sua Convenção Partidária no dia 26 de julho (sexta-feira), às 16, no Clube Atlantic City, apresentando os nomes dos pré-candidatos Jove (PSD/prefeito ) e Daniel (PSD/vice-prefeito).
Já a oposição, que consolidou os nomes dos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, Jackson Kennedy (PT) e Gabriel Mendes (MDB), fará seu evento convencional no dia 27 de julho, às 16h, no Clube Atlantic City.
Durante essas reuniões, os filiados de cada partido político se reunirão para decidir sobre assuntos de interesse do grupo, formação de coligações e, principalmente, para definir os candidatos que disputarão as eleições municipais.
As convenções partidárias estão liberadas pela Justiça Eleitoral a partir de sábado (20). Esses eventos convencionas podem ser realizados até o dia 5 de agosto. As decisões tomadas nas convenções são registradas em uma ata entregue à Justiça Eleitoral.
Veja próximas datas do calendário eleitoral
20 de julho a 5 de agosto — Convenções partidárias
15 de agosto — Último dia para registro de candidaturas
16 de agosto — Início da campanha eleitoral
30 de agosto — Início do horário eleitoral gratuito em rádio e TV
6 de outubro — Primeiro turno das eleições
27 de outubro — Segundo turno das eleições, nas cidades com mais de 200 mil eleitores e em que nenhum candidato tiver mais de 50% dos votos no primeiro turno.
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.