Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Piauí registra foco de Peste Suína Clássica na cidade em Cocal de Telha; 15 animais morreram

O dono dos animais acionou a ADAPI ao notar que dois porcos morreram após um curto período de tempo.

Compartilhar

 Reprodução/ Freepick

Uma propriedade, localizada na zona Rural do município do Cocal de Telha, interior do Piauí, foi identificada como foco de peste suína clássica. O local era utilizado para criar 15 suínos, onde dois deles morreram e os outros tiveram que ser sacrificados. A existência da peste foi confirmada na semana passada.

O dono dos animais acionou a ADAPI ao notar que dois porcos morreram após um curto período de tempo apresentando diarréia, fraqueza e amontoamento (animais deitados em grupos, unidos). “A participação do proprietário dos animais foi de fundamental importância, pois ao verificar um número de mortes repentina e sinais clínicos e comportamentais estranhos, como febre e fraqueza, acionou a Secretaria de Agricultura Municipal que comunicou a ADAPI através da USAV (Unidade de Sanidade Animal e Vegetal) de Piripiri” explicou Karoliny Mendonça,  Coordenadora Estadual do PESS.

No último dia 23 de novembro os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (ADAPI), através da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), foram ao local e coletaram amostras dos suínos e uma semana depois confirmaram a existência da doença. Os outros 12 animais tiveram que ser sacrificados após a comprovação da doença.

O proprietário do local será indenizado pela perda dos animais, conforme prevê a lei N 7.871 de 23/09/2022. Idílio Moura, gerente de Defesa Animal, reforçou que a doença não é transmitida para o ser humano e que o consumo de carne de porco não representa risco à população.

“Tranquilizamos toda a sociedade, uma vez que a doença não é uma zoonose e, portanto, não é transmitida para o ser humano. O consumo de carne de porco não caracteriza um risco à população, uma vez que a doença é somente de importância comercial, por ocasionar muitas mortes na criação.”, destacou.

Vacinação

A ADAPI esclarece que a vacinação contra a doença está proibida no Brasil – contudo, o MAPA gerencia um projeto piloto em Alagoas, o “Projeto - Brasil Livre de Peste Suína Clássica”, onde vem sendo testada a implementação de campanhas de Vacinação contra a PSC: no Estado de Alagoas mais de 17 mil animais já foram vacinados contra a Peste Suína Clássica na 5ª etapa de Vacinação e que acontece até o dia 12 de dezembro de 2023.

Fotos relacionadas

Fonte: Portal A10+

Mais de Saúde