O Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ), e do Núcleo de Atendimento às Vítimas(NAVI), levou nesta sexta-feira(27), etapa do Projeto Acolher para Campo Maior.
Com uma atividade intitulada “Encontro Regional sobre a Escuta Especializada”, a programação temática dessa etapa envolveu o compartilhamento de noções gerais sobre a Lei 13.431/2017 e o Decreto n° 9.603/2018.
No Fórum da Comarca de Campo Maior, Prefeitos, Secretários de Assistência Social, representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Comitê Gestor Colegiado e da sociedade em geral, assistiram às apresentações realizadas pelos integrantes do MPPI.
Durante a abertura do evento, a promotora de Justiça Joselisse Nunes, coordenadora do Caodij; o promotor de Justiça Maurício Gomes, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Campo Maior e o prefeito de Campo Maior, João Félix, falaram sobre a importância da escuta especializada. A promotora de Justiça Mirna Araújo, titular da Promotoria de Justiça de São Miguel do Tapuio também participou do evento.
A pedagoga Glória Monteiro, com atuação no Navi/MPPI, fez uma explanação com o tema “Escuta Especializada: uma importante ferramenta de combate à revitimização de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”. A coordenadora do Caodij compartilhou informações sobre a Lei 13.431/2017 e acerca da atuação ministerial no acompanhamento da implantação da escuta especializada na rede de proteção de crianças e adolescentes.
A assistente social e servidora do Navi/MPPI, Cristineide Gualter, colaborou com a recepção do público do evento e a logística de realização dessa atividade.
“É uma questão de unirmos os nossos esforços e termos a escuta especializada devidamente implementada em todos os 11 municípios que integram a regional 4(Campo Maior). O Ministério Público divide a atuação ministerial em regionais”, disse Joselisse Nunes.
Projeto Acolher
O “projeto Acolher – capacitação em escuta especializada” para a Rede de Proteção é realizado com o objetivo de acompanhar e impulsionar a implantação de uma escuta especializada na rede de proteção de crianças e adolescentes dos municípios piauienses, para isso, fornece suporte por meio da capacitação para bem preparar esses agentes sociais.
Fotos: MPPI
Fotos relacionadas
Fonte: MPPI
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.