Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí teve perda de 53% da safra agrícola. A informação foi confirmada pelo Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Lima (foto), que ainda afirmou que as perdas são decorrentes das mudanças climáticas, que este ano afetou principalmente o sudoeste piauiense, região onde se concentra a maior parte dos cultivos de grãos do Estado.
As estimativas são que as perdas da safra no Piauí foram de 53% acumuladas durante o ano. Em 2015 foram cerca de 3 milhões de toneladas de grãos. Já este ano no mês de maio já se registrou um recuo considerado”, afirma.
De acordo com o secretário Francisco Lima, o governador Wellington Dias assinou decreto de emergência, reconhecendo a perda da safra do Estado, que este ano atinge tanto a agricultura familiar como também o agronegócio.
“Primeiramente estamos buscando a renegociação das dívidas rurais para o custeio da produção. Há ainda a queixa dos produtores para se abrir uma linha de crédito para novas produções, propostas que serão analisadas”, declara o secretário.
O secretário participou de reunião esta semana com o Ministro da Agricultura e com outros secretários estaduais para se discutir o problema, que este ano atinge várias regiões do país.
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Por Adriana Oliveira/AZ
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.