Governo do Estado do Piauí lança aplicativo gestão transparente
A ferramenta busca aumentar a interação do cidadão com o poder público.
O Governo do Estado do Piauí lançou, na manhã desta terça-feira (7), o aplicativo Gestão Transparente, que busca aumentar a interação do cidadão com o poder público. O software já está disponível para download nas lojas virtuais e pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets, com sistema operacional Adroid. Dentro dos próximos dias, também estará disponível para aparelhos com sistema IOS.
Durante o evento, a Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Ouvidoria-Geral do Estado e a Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que atribuiu as responsabilidades de cada ente envolvido na atualização do aplicativo.
Caberá à Ouvidoria atender e acompanhar todos os pedidos realizados pelo aplicativo Gestão Transparente efetuando e gerenciando os devidos encaminhamentos quando necessário; à CCom, divulgar as principais ações do Governo do Estado e acompanhar a avaliação dessas ações por parte da sociedade; e à CGE juntamente com a Uespi (idealizadoras do aplicativo), realizar manutenções técnicas preventivas, corretivas e evolutivas no aplicativo Gestão Transparente com vistas ao seu funcionamento adequado.
Para o governador Wellington Dias, o Estado é um prestador de serviços. "Tudo que o Estado faz é prestar serviços, devemos prestar cada vez mais melhores serviços e a participação do cidadão nesse processo é fundamental", afirma o chefe do executivo estadual. Ele relembrou, ainda, uma frase que ouviu quando foi deputado federal e presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados: "É o olho do cidadão que faz a fiscalização". Segundo Dias, é essa a proposta da ferramenta.
O gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros, explicou como funciona o aplicativo. “O aplicativo tem três principais funcionalidades. Além de dar condições ao cidadão de acompanhar as ações de governo por meio das informações que já são disponibilizadas pelo Portal da Transparência, é possível acompanhar notícias dos órgãos estaduais. O programa também permite à população se manifestar enviando sugestões, elogios, críticas e denúncias de forma a propiciar uma gestão mais participativa”, disse Márcio.
O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, enfatiza que essa é uma ação do Estado que envolve os três órgãos, mas o cidadão tem papel importante para fortalecer o controle social. “Cabe ao poder público propiciar ferramentas para que a população participe cada vez mais das atividades públicas e esse aplicativo vem a concretizar esse objetivo da controladoria, que também é uma diretriz do governador. Muitas vezes a controladoria e demais órgãos não têm um braço para atuar em todo o estado do Piauí. A intenção é fazer com que cada cidadão ajude a fiscalizar e avaliar as ações do Poder Executivo”, reforçou Nuno.
A ouvidora-geral do Estado, Soraya Castelo Branco, declara que a ouvidoria está pronta para atender as demandas que chegarem via aplicativo. “Já era um sonho da ouvidoria ter um aplicativo e oferecer mais uma ferramenta inovadora para ter contato direto com o cidadão, foi com muita alegria que recebemos o convite da controladoria. A ouvidoria tem fortalecido os canais de comunicação e estamos à disposição para receber as manifestações”, disse a ouvidora.
Participaram da solenidade, os secretários da Administração e Previdência, Franzé Silva; da Educação, Rejane Dias; de Governo, Merlong Solano; vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo; coordenador de Comunicação, João Rodrigues; vice-governadora Margarete Coelho; diretor-geral do Detran, Arão Lobão; presidente da Comissão de Controle da Atividade Pública da OAB, Luiz Arthur Serra Lula, representando a entidade; Bruno Batista, representando a Controladoria-Geral do Município, deputados Dr. Hélio e Joel Rodrigues, entre outros.
P U B L I C I D A D E
Portal do Governo do Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.