Na tarde desta quinta-feira (19), o vereador presidente da Câmara Municipal de Assunção do Piauí, Ronnivom de Sousa Lima (PSD), enviou denúncia pública à redação do Tapuio Notícias, onde relatou ao jornalista Valter Lima, que a sua imagem/foto do perfil pessoal do aplicativo WhatsApp está sendo utilizada por criminosos aplicar golpe, ou seja, extorquir usuários. O edil já está de posse de um diálogo enviado pelo golpista a uma pessoa utilizando o número de +55 99 8134-2850 com sua foto.
Numa conversa, o golpista, que se passa pelo vereador Ronnivom, enfatiza para um usuário do aplicativo, que foi deixar uma mudança na cidade de Pimenteiras, e que lá teria uma pessoa vendendo 30 caixas de cervejas brahma e skol com vasilhame, pelo preço de R$ 80,00 a caixa, por que ele precisaria fazer uma cirurgia urgente amanhã.
O número desconhecido ora utilizado com a imagem do parlamentar Ronnivom, também está pedindo transferências via pix, além de outras tentativas de extorsões.
Dessa forma, o vereador faz um alerta e pede para que nenhum amigo ou qualquer outra pessoa, que, se por ventura venha receber mensagens dessa natureza, com a sua foto, que por gentiliza desconsidere , pois a medidas cabíveis já estão sendo tomadas
O que fazer se meu perfil foi copiado?
Apesar de não ser tão sofisticado quanto o roubo de contas, o golpe consegue se propagar justamente por não despertar alertas — até que os criminosos decidam vitimar algum contato, não há como saber se seus dados estão sendo usados. No entanto, há ferramentas e dicas do próprio serviço que ajudam a evitar a situação:
Denuncie para o WhatsApp – ao descobrir que uma conta está usando seus dados, faça a denúncia para o e-mail support@whatsapp.com. Em até 48 horas, a empresa se compromete a enviar uma resposta sobre o caso. Também denuncie no próprio app, a partir das configurações do contato, selecionando “Denunciar contato” e escolhendo entre “Denunciar e bloquear” ou somente “Denunciar”;
Não fale com os criminosos – caso você descubra que um criminoso está usando seu perfil, não interaja diretamente com ele. Há a opção de bloqueá-lo para que ele não tenha mais acesso a seus dados, mas falar diretamente com os golpistas só vai avisá-los de que suas atividades foram descobertas e o usuário pode se expor a novos riscos no processo;
Contate as autoridades policiais responsáveis – caso seu perfil tenha sido usado para aplicar golpes, procure os órgãos de proteção devidos para registrar o Boletim de Ocorrência e outras ações cabíveis;
Oculte a foto de perfil para quem não é contato – nas configurações do WhatsApp, vá até a aba “Privacidade” e mude para “Meus Contatos” a privacidade da foto de perfil. Você também pode fazer isso com os indicadores de “Visto por Último” e “Recado”, garantindo que somente pessoas permitidas vão ter acesso a seu perfil. Com isso, você dificulta o acesso aos materiais usados pelos criminosos nos golpes.
Veja abaixo o diálogo do golpista se passando pelo vereador Ronnivom
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.