A Secretaria Municipal de Saúde de Assunção do Piauí por meio da Vigilância Sanitária local, através de informe público, destaca[parabeniza] a atitude de moradores/pacientes, que durante esse período de pandemia do novo coronavírus testaram positivo para doença, e que de forma consciente e responsável seguiram/obedeceram aos protocolos – Orientação Sanitária local - da OMS para prevenção da COVID-19.
O especialista em Saúde – Coordenador da Vigilância Sanitária no Município de Assunção do Piauí, Dr. Willames Diniz Pereira, explica que: caso o indivíduo [pessoa] venha testar positivo para Covid-19, se faz necessário tomar uma série de cuidados como imediatamente o isolamento domiciliar (quarto).
“Ao testar positivo, a pessoa deve evitar ao máximo levar (transmitir) a doença adiante: seja entre familiares, amigos ou desconhecidos. Então, se você testou positivo para o coronavírus ou conhece alguém que foi infectado, fique atento às recomendações” – orienta Dr. Willames.
Dr. Willames faz um alerta à população quanto às medidas de restrição não respeitadas, pois, essa atitude negativa é altamente prejudicial para todos, podendo acarretar no aumento de pessoas com o vírus ativo da doença e possíveis óbitos. “Vivemos num momento crítico a realidade de uma pandemia ocasionada por um vírus de alta capacidade de contágio. É essencial que todos conheçam as peculiaridades e as melhores estratégias para prevenir a proliferação desta doença ainda sem tratamento específico” – frisou Dr. Willames.
Ainda de acordo com Dr. Willames , a Vigilância Sanitária de Assunção do Piauí , desde o início da pandemia, vem desenvolvendo atividades de combate , prevenção e orientação dos protocolos sanitários exigidos pelos Órgãos de Saúde à população local.
A Secretaria de Saúde de Assunção do Piauí e todos os setores da pasta envolvidos nas atividades de combate à pandemia no município, destacaram, em especial, a atitude, nessa semana, de uma moradora local, mãe, que, ao testar positivo para Covid-19, imediatamente informou, por meio de sua rede social a notícias, enfatizando ainda que, se encontrava em isolamento domiciliar segundo todos os protocolos médicos.
“Caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, como febre e tosse, não fique em contato com outras pessoas. Se mora com a família, se isole em seu quarto. Se mora com amigos, vale o mesmo. Fiquei 14 dias em casa, em isolamento social. Importante: apenas procure um hospital caso sinta falta de ar” – finalizou Dr. Willames.
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.