O Secretário de Saúde do Município de São Miguel do Tapuio, no Piauí, Janilson Rodrigues esclareceu ao Tapuio Notícias, na tarde desta segunda-feira, 8 de março, a reclamações de populares, em redes sociais, a respeito da vacinação contra a Covid-19 no Município.
Dentre as reclamações e denúncias em redes sociais contra o sistema de vacinação da Secretaria de Saúde de São Miguel do Tapuio, são de que estão vacinando pessoas de 30 e 40 anos de idade, e deixando os idosos de 90 anos e pessoas acamadas e transplantadas sem a vacina, priorizando os funcionários da saúde que não atendem Covid.
Veja na íntegra o esclarecimento do Secretário de Saúde do Município de São Miguel do Tapuio, Janilson Rodrigues:
"Não existe o fura-fila em São Miguel do Tapuio. O que está havendo por parte da secretaria de saúde, é um tentativa de minimizar um erro que foi provocado pelo ministério da saúde, no tocante ao quantitativo de vacinas que vieram ao nosso Município.
Um cálculo matemático, simples, deve ser feito. Nosso Município existem hoje 132 idosos com mais 90 anos, recebemos apenas 80 doses para esse faixa etária. É lógico que, se a uma demanda superior a oferta alguém iria ficar sem vacina. Então tentamos priorizar nessa faixa etária os idosos acamados e posterior os mais velhos em idade. Aos que ficaram sem vacina, já encaminhamos uma lista a Regional de Saúde de Campo Maior para que fosse solicitado as doses restantes dos idosos que faltaram ser vacinados.
Porém, ao invés de nos encaminhar as doses restantes para os mais de 90 anos. O ministério da saúde nos encaminhou vacina para vacinar uma outra faixa etária entre 85 a 89 anos e 80 a 84 anos.
Com isso, está vindo esse monte de questionamento por que não vacinar o restante do idosos com mais 90 ano? A reposta é uma só, não podemos tirar vacina de uma faixa etária para vacinar outra. É um determinação do Ministério da Saúde e eu estou tentando cumprir essa determinação.
As equipes de PSF são as responsáveis por fazer a vacinação, sem nenhuma interferência por parte do secretário. Cada uma das 9 equipes que temos no Município, tem o levantamento de suas áreas de atuação, do quantitativo de idosos em cada faixa etária. Inclusive os próprios enfermeiros estão preocupados com essa campanha de vacinação e bagunça que está sendo feita pelo Ministério da Saúde".
A reportagem do Tapuio Notícias também manteve contato com o prefeito municipal, Pompílio Evaristo Filho, o “Pompilim”, que por sua vez nos enviou o seguinte cometário: “O grande gargalo da vacinação é a quantidade ao qual temos recebido. Muito pouco, e demanda muito alta. E temos que seguir os protocolos do ministério da saúde. Há quem entenda e há também que queira se utilizar disso para fazer “Política” Janilson está fazendo tudo como tem que ser feito. O gargalo é no país todo. Todas as cidades tem passado por essas dificuldades. Mas as previsões são boas”.
Fotos relacionadas
Da Redação|Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.