O governador Wellington Dias inaugura nesta terça-feira (3), a sala de exames de fonoaudiologia e lançará o ambulatório noturno, no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Estes serviços irão democratizar ainda mais o atendimento à população que recorre ao hospital. As atividades fazem parte das comemorações pelo aniversário de 75 anos do HGV.
Para Bernardo Cunha, coordenador de Otorrinolaringologia do HGV, a ampliação do serviço permitirá que os usuários possam realizar os exames sem se deslocarem para outro hospital. “A implantação do serviço vai completar o atendimento de otorrinolaringologia e permitirá que os usuários atendidos pelo HGV possam fazer os exames no próprio hospital”, disse. O setor compreende uma sala de fonoterapia e uma sala anexa para os exames de audiometria. Onde serão realizados os exames, como Audiometria, BERA - Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico; Otoemissões.
Segundo a diretora Clara Leal, o HGV será o primeiro hospital público a oferecer esses tipos de exames à população.
Já o Ambulatório do Trabalhador que funcionará no período noturno, das 18h às 22h, e dará oportunidade para que os profissionais que não podem ir ao médico durante o horário de trabalho tenham atendimento noturno. O local contará com serviço nas áreas de ginecologia, urologia, oftamologia, cirurgia geral e fisioterapia.
Na data do aniversário do maior hospital público do Piauí, o governador vai formalizar a licitação para construção de 20 novos leitos de UTI, e mais quatro, que estão em construção. “Atualmente, temos 16 leitos e serão autorizados a abertura de mais 24 leitos, somando 40 leitos de UTI, o que representa um grande avanço para o estado.
Programação de aniversário:
Dia 3 de maio
8h - Missa em Ação de Graças, celebrada pelo pároco da capela, pe. João Paulo
Corte do bolo com a presença de funcionários, pacientes e acompanhantes.
Dia 4 de maio
16h30h - Homenagem ao ex-diretor Antônio Joaquim de Castro Aguiar, que administrou o hospital no período de 73 a 74.
17h30 - Visita ao painel histórico que conta a trajetória do período de maior turbulência do hospital com a transferência do Serviço de Pronto-Socorro (SPS) de 2003 a 2008, com a passagem dos ex-diretores Joana Zélia Arcoverde de Castro, a primeira mulher a administrar o HGV, e o ex-diretor Noé Fortes que conduziu todo o processo de transferência do SPS para o Hospital de Urgência de Teresina, Dr. Zenon Rocha. O Painel relata também a passagem do ex-diretor Carlos Iglézias, de 2011 a 2014, onde ocorreu a mudança de comportamento que vem passando os profissionais com a implantação do processo de Acreditação Hospitalar.
18h30 - Sarau comemorativo aos 75 anos, com médicos poetas e músicos, coordenado pelo professor Cinéas Santos.
P U B L I C I D A D E
Portal do Governo do Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.