Um documento assinado pelo engenheiro Francisco Ribeiro Soares, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em 14 de dezembro do ano passado, revela problemas no asfalto da PI-327 que podem provocar graves danos à estrutura da barragem Açude Caldeirão na cidade de Piripiri.
Segundo o relatório, a via que foi inaugurada em janeiro de 2014 estaria apresentando “anomalias sob formas de erosões no talude de jusante e o inicio da cavidade na crista da barragem e que agora agravou, com as últimas chuvas, tomando quase toda a plataforma da PI-327”.
O engenheiro enviou o documento ao Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí solicitando providências imediatas no sentido de corrigir ou implantar a drenagem no local “antes que algo mais grave aconteça, qual seja até o rompimento da Barragem, evitando dessa forma tragédias com ceifamento de vidas humanas”.
Confira o documento na íntegra:
Ao Portal AZ, o diretor do Departameto de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) informou que uma equipe do órgão já está fazendo reparos no local. “Já assinamos uma ordem de serviço e pelo o que foi verificado não se trata de nada grave. No caso, nossa equipe já está no local em operação. Inclusive, estou indo para lá analisar de perto a situação”, disse.
Relatório de Segurança
Segundo o Relatório de Segurança das Barragens divulgado pela Agência Nacional das Águas, há treze barragens no Piauí que apresentam alto risco de Dano Potencial Associado- DPA ao comprometimento da estrutura do reservatório.
No mesmo relatório, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR, durante a fiscalização e execução de política de segurança das barragens, afirmou que encontrou dificuldades “com alguns órgãos empreendedores das barragens, pois a dificuldade do repasse dos projetos dos reservatórios faz com que dificulte na implementação da Política Nacional de Segurança de Barragem”.
Clique aqui e veja o relatório.
Barragem do Bezerro
Em 08 de abril de 2018, a barragem do Bezerro, em José de Freitas, apresentou risco de rompimento e cerca de 50 famílias tiveram que deixar suas residências devido aos pontos de vazamentos na estrutura do imenso reservatório.
P U B L I C I D A D E
Portal AZ
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.