Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Polícia

15 presos fogem da penitenciária Irmão Guido

Cavaram túnel

Compartilhar

 

Pelo menos 15 presos fugiram na madrugada de terça-feira (12) da penitenciária Irmão Guido, nas margens da rodovia BR 316, que liga Teresina a Demerval Lobão. A fuga foi planejada durante toda semana pelos presos, que cavaram um túnel no banheiro da cela do pavilhão anexo. Uma equipe da Polícia Militar está fazendo buscas para tentar resgatar os presos que fugiram.

A tropa de choque da Rone (Ronda Ostensiva de Natureza Especial) e policias do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) foram chamados pela direção da penitenciária para ajudar na busca dos presos.

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, afirmou que a fuga ocorreu as 2h30 de terça-feira, pelo banheiro da cela do pavilhão anexo, que fica próximo ao Núcleo de Inteligencia.

Conforme relatório da penitenciária Irmão Guido, o sentinela chamou por três vezes a equipe do Departamento da Inteligencia Prisional (DIP), que estava reforçando segurança no presídio, mas não houve resposta. Em seguida, foi passado rádio para recepção informando que tinha visto dois vultos por trás da cozinha, próximo aos botijões de gás.

Um agente penitenciário que estava no quadro da hora fez rondas no perímetro da visão dos vultos e passou um rádio para a sentinela da hora, que falou que não tinha visto nada. Inclusive, em uma das rondas, encontrou dois militares da DIP fazendo também rondas e, em seguida, a DIP entrou em contato com o sentinela, para ver se existia um buraco, mas nada foi encontrado. Somente ao amanhecer, uma nova ronda observou o buraco e ainda que havia tido a fuga no pavilhão anexo, onde ficam os presos que são ameaçados por outros detentos.

Duas grades foram cerradas e, em seguida, eles pularam o muro da penitenciária e entraram no matagal. Até o momento não foram encontrados. Kleiton Holanda declarou que entre os presos estão homicidas, assaltantes, estupradores e traficantes.

Fugiram os presos Felipe da Silva Saraiva. Francisco Ítalo Barbosa Lima, Leonardo Teixeira dos Santos, Eliton Benedito pereira dos Santos, Rodrigo Rafael de Sousa da Silva, Fábio Barros de Sousa, Carlos José da Silva, Emanuel Francisco do Nascimento Cruz, José Fernandes Américo, Nelson Ribeiro Ferreira, Izânio da Silva Borges, Geison Bernadino de Sousa, Mateus Araújo H. Ribeiro Gonçalves, Carlos Renan Gomes Machado e José Hilton Silva Pinto.

A penitenciária está cercada de mato alto, sem nenhuma manutenção. Este ano já ocorreranm duas fugas na Irmão Guigo e foram registradas 45 tentativas de fugas em todo o sistema prisional. As celas tem capacidade para 6 pessoas, mas estão com cerca de 20 detentos.

Em nota,  a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informa que já comunicou aos órgãos da segurança pública para que seja iniciado o processo de recaptura de 15 presos que fugiram da Penitenciária Regional Irmão Guido. A Secretaria de Justiça informa, também, que está abrindo procedimento investigatório para averiguar as circunstâncias em que a fuga se deu. A Secretaria ressalta que, só em 2016, 45 tentativas de fugas foram abortadas no sistema prisional. A Sejus destaca, ainda, que já foi aberto processo licitatório de reforma geral da Penitenciária Irmão Guido e se encontra na fase de análise da documentação das empresas concorrentes. A reforma contemplará reforço e aumento da espessura do piso, reforma das paredes, parte sanitária, hidráulica e elétrica, grades, telas de proteção, dentre outras melhorias.

(Fotos: Efrém Ribeiro)

P U B L I C I D A D E

 

Fotos relacionadas

Efrém Ribeiro/Meio Norte

Mais de Polícia