O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informou ontem que foram cancelados 167 mil títulos de eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico. Esses eleitores não votarão nas eleições municipais de outubro, a menos que procurem os cartórios eleitorais nos próximos 26 dias para se regularizar. Os títulos estão sendo cancelados em 86 municípios onde estava sendo realizado recadastramento até março.
O TRE-PI confirmou que, dentre revisões, novas inscrições e transferências, tem 681.963 eleitores aptos a votar nesses municípios. Os títulos foram cancelados por que os eleitores não compareceram aos cartórios eleitorais para realizar o recadastramento biométrico. Dos 787.748 eleitores piauienses chamados para a revisão, 620.535 atenderam ao chamado para se regularizaram. Os 167.213 eleitores restantes não procuraram o cartório, o que corresponde a 21% do total.
O prazo para o recadastramento biométrico teve início em março de 2015, com término no último dia 21 do mês passado. Os eleitores tiveram um ano para atender ao chamado da Justiça Eleitoral. Segundo o TRE, até março 1.563.417 eleitores no Estado estavam cadastrados com dados biométricos, o que corresponde a 67% do eleitorado do Piauí, que é de 2.340.554 votantes. A Justiça Eleitoral informou que vai abrir prazo até o dia 4 de maio para que os eleitores faltosos compareçam ao cartório para regularizarem a situação.
O cancelamento do título eleitoral implica no impedimento para a obtenção de passaporte e carteira de identidade, para o recebimento de salário de função ou emprego público e para a tomada de empréstimos ou financiamentos. E ainda pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público.
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Diário do Povo
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.