A Polícia Federal, em parceria com o INSS, deflagrou nesta manhã 12/09 a Operação TRIPLA FACE para desarticular grupo criminoso especializado na falsificação de documentos públicos e privados com o fim de continuar a receber benefícios previdenciários de beneficiários falecidos, sendo resultado de uma investigação iniciada em Julho de 2015.
A Operação Policial mobilizou 15 Policiais Federais do Estado do Piauí para o cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão em 04 endereços dos investigados em Teresina, todos expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina/PI.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio das contas dos investigados.
O grupo criminoso investigado possui o seguinte modo de agir:
Identificação de beneficiários do INSS falecidos;
Falsificação de RG em nome do beneficiário falecido;
Obtenção de Procuração Pública ideologicamente falsa por meio da utilização do RG falsificado;
Cadastramento de Procurador do beneficiário junto ao INSS, utilizando-se do RG falso e da Procuração Pública falsa, além de um Atestado Médico falso atestando que o beneficiário está impossibilitado de se locomover;
Reativação e recebimento normal do benefício.
No decorrer das investigações já foi comprovado o recebimento fraudulento de um benefício previdenciário, o qual causou um prejuízo de R$ 242.690,01 aos cofres do INSS. Há indícios de fraude no recebimento de pelo menos outros 23 benefícios previdenciários.
Os crimes praticados pelo grupo criminoso são: Estelionato Previdenciário (Art. 171, § 3º do Código Penal); Associação Criminosa (Art. 288 do Código Penal); Falsidade ideológica (Art. 299 do Código Penal); e Uso de Documento Falso (Art. 304 do Código Penal).
O nome da Operação TRIPLA FACE decorre do fato do grupo criminoso ter utilizado 03 RG'S diferentes com os dados de uma beneficiária falecida, alterando apenas as fotografias dos RG'Ss.
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Douglas Cordeiro
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.