Foi lançado na manhã desta terça-feira (15), no auditório da Secretaria do desenvolvimento Rural, o Plano Safra 2017/2018. Participaram da Solenidade, o secretário Francisco Limma, o coordenador geral nacional das Delegacias Federais da Sead, Carlos Astolfo, a representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Adriana Barreto e o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Sead no Piauí, Fernando Lima, entre outras autoridades.
Durante o lançamento, Astolfo divulgou as políticas previstas para o ano agrícola 2017/2018 e a meta do Plano Safra de garantir R$ 30 bilhões em crédito também para as próximas safras, até 2020, com variação de juros do Pronaf entre 2,5 e 5,5% ao ano. “Com certeza, com a demanda e crescimento destas atividades dos agricultores familiares, vamos poder ampliar o limite destes recursos”, pontuou.
O delegado do Piauí, Fernando Lima, ressalta que o plano Safra plurianual, 2017/2020, foi lançado final de maio com 10 eixos voltados para agricultura familiar, e que este recurso poderá ser investido no garantia safra, em empréstimos ou na contratação na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que considera fundamental para o estado, no que se refere a melhoria na produção e qualidade dos produtos.
O secretário Francisco Limma ressalta que a atividade contou com a participação de representantes da Embrapa, Emater, Fetag, Associações e instituições bancárias. Ele também destacou a destinação dos recursos. “Foram destinados cerca de R$ 30 bilhões para o país, sem especificação para o Piauí, mas com a manutenção de valores que vem desde 2015. O lançamento do Plano Safra, se destaca como instrumento para reforçar às políticas públicas de apoio à agricultura familiar, responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos no estado”, concluiu o gestor.
*Autoria: Edna Maciel
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.