Musical e protesto marcam os 193 anos da Batalha do Jenipapo
Batalha pela independência do país ocorreu em Campo Maior, no ano de 1823
As comemorações pelos 193 anos da Batalha do Jenipapo, completos neste domingo (13), foram marcadas pela apresentação de um musical que retratou a luta ocorrida em 1823 na cidade de Campo Maior, e por um protesto de professores da rede estadual que cobravam o pagamento do piso da categoria.
Dezenas de professores foram até o monumento da batalha munidos de guarda-chuvas com os dizeres “O piso é lei”. Durante discurso, o governador Wellington Dias (PT) disse que estado do Piauí já paga o piso e por isso a Justiça mandou os professores retornarem para a sala de aula.
“Eu não posso numa democracia deixar prestar esclarecimento. O Piauí é o sexto estado que paga acima do piso nacional aos professores. O estado obedece a lei do magistério e estará em 2016 pagando o reajuste do piso para toda a tabela salarial. É por esta razão que o judiciário determinou o retorno das aulas”, disse Wellington. Os professores reagiram vaiando as palavras do gestor.
A Batalha do Jenipapo foi uma luta travada por piauienses, cearenses e maranhenses, muitos deles agricultores, contra o Exército Português, no Piauí, pela independência do Brasil. Segundo historiadores, foi uma batalha sangrenta e um massacre, já que as forças regulares portuguesa venceram o embate.
Encenação
O espetáculo que retrata a Batalha do Jenipapo virou neste ano um musical, sob a direção de Franklin Pires e texto de Bernardo Aurélio. Cerca de 100 atores, com participação do ator Carlos Casagrande, participaram da montagem.
“Nós perdemos a Batalha, mas enfraquecemos a tropa de Fidié e ajudamos a consolidar a independência do país. A nossa ideia é levar o espetáculo para outras cidades, como Oeiras, Parnaíba e Piripiri, e no dia 27 de março os atores vão se apresentar no palco do Theatro 4 de Setembro. É uma forma dos piauienses conhecerem essa história”, disse o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
G1 PI
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.