A prefeitura de Castelo do Piauí irá realizar o recadastramento de todos os servidores municipais nesse mês de janeiro. O Secretário de Administração, Edmilson Abreu, explica que a gestão de pessoas precisa ser aprimorada para um melhor controle e agilidade. Na busca de informações dos servidores, a secretaria irá promover esse recadastramento.
Com essa medida o secretário terá uma real situação de todos os casos relacionados ao quadro de pessoal do Município. Atualmente nem todas as informações estão ao alcance da administração e essa medida se faz necessária justamente para organizar o setor. Com a apresentação dos servidores com seus documentos, a administração terá dados atualizados sobre todos que compõem o quadro efetivo da prefeitura, inclusive com a digitalização de documentos pessoais e fotográficos.
Esse processo servirá para organizar a lotação do servidor em cada secretaria e também para o conhecimento de onde o servidor foi efetivado e sua respectiva função, se a admissão se deu por concurso público ou ingressou antes da Constituição Federal de 1988, o que lhe garante estabilidade. Outro ponto importante no recadastramento é identificar casos de desvio de função, onde servidores exercem funções diferentes do cargo para o qual foram admitidos no serviço público.
Essa medida pode ajudar a fazer com que o Município possa se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com esse dispositivo legal, o limite prudencial de gastos com pessoal é de 51,3% das receitas do município. A atual gestão recebeu uma folha que compromete 64% desse valor. Se houver alguma irregularidade o recadastramento permitirá a identificação para que a administração tome as medidas legais cabíveis, reduzindo os gastos com pessoal.
É papel da gestão pública oferecer um serviço público eficiente. A atualização e informatização de dados nos dará uma clareza do tamanho da máquina pública em relação ao quadro de pessoal. Teremos as condições de saber onde cada funcionário exerce sua função atualmente e o principal, teremos como saber o número de funcionários que podemos e precisamos contar para o bom andamento da nossa gestão”, afirma Edmilson.
Após o recadastramento, a prefeitura de Castelo do Piauí, junto à Secretaria de Administração e outros órgãos municipais, promoverão outras ações no sentido de qualificar/requalificar, motivar e valorizar o servidor público, formando um quadro de funcionários entusiasmados e motivados, fornecendo sempre um serviço de qualidade e agilidade, para que a população castelense seja beneficiada”, concluiu Edmilson.
P U B L I C I D A D E
Aline Raquel/ascom
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.