O prefeito eleito de Assunção do Piauí, para exercer o mandato 2017/2020, Antonio Luiz Neto, o “Netinho” (PSD), vem de público, por meio do TAPUIO NOTÍCIAS, parabenizar a cidade pelos seus 22 anos de emancipação política. O gestor afirmou que renova seu compromisso de sempre trabalhar pelo povo, não levando em conta a cor partidária, mas a sua missão de zelar pelos seus munícipes.
O novo gestor, ainda enfatizou ao jornalista web, Valter Lima, que pretende resgatar a cultura do município, por meio da promoção dos eventos tradicionais, como: festa junina, carnaval, aniversário da cidade, festa do feijão, festa dos casais entre outras.
Localizada na região centro norte do estado, distante da capital Teresina 296 km, com população estimada em 7.492 habitantes, de acordo com dados do IBGE, limitando com os municípios de São Miguel do Tapuio, Pimenteiras e estado do Ceará, Assunção do Piauí comemora nesta segunda-feira, o seu 22º ano de Emancipação Política. O atual prefeito é Gabriel Mendes (PMDB).
Emancipação/gentílico: assunçãoense
Criada pela lei 4.680 de 26 de janeiro de 1994 e instalado em primeiro de janeiro de 1997, sua área territorial é de 1.690.71km2 e comemora sua emancipação política no dia 12 de dezembro.
Histórico
Em 1925, o Governador do Estado, Matias Olímpio de Melo criou o Município de Aroazes. Ao novo município foram anexadas algumas fazendas do vale de São Nicolau, pertencentes ao Município de São Miguel do Tapuio. O município teve vida efêmera. João de Deus Pires Leal ( Joca Pires ) ao assumir o Governo do Estado, pela Lei n° 1.198, de 19 de junho de 1928, transferiu a sede do município de Aroazes para o povoado de Assunção. Teve papel importante nessa transferência, Antonio José Alves Vieira (Major Vieira), cearense, homem simples, de gestos grosseiros, sem influência política no Estado mas de grande prestigio junto ao Governador Joca Pires. Major Vieira, com propriedade de Assunção à Vitória.
Tinha um eleitorado fiel ao coronel Hermelino Cardoso (Milu), de Castelo do Piauí, que apoiou incondicionalmente Joca Pires. Por causa da campanha e sem dúvida, pelo seu caráter singular, Vieira conseguiu de tal modo a simpatia do governador que, entre outras coisas, tinha acesso ao seu Gabinete. Com esse prestigio conseguiu que Assunção passasse a ser sede de município em detrimento de Aroazes e mesmo sem as condições exigidas. Nomeado primeiro intendente. Julgado, por muitos, sem capacidade para a função, transformou uma residência em intendência, melhorou a arrecadação de impostos, criou o cartório, cujo primeiro tabelião, Cesídio Nelson Vieira, que continuou no cargo com a transferência da sede municipal para São Miguel do Tapuio. Organizou o livro de Eleitores deixando inscritos 600 (seiscentos) votantes.
A cidade tem como padroeira Nossa Senhora da Assunção, os festejos são realizados no mês de Agosto, entre os dias 5 e 15 respectivamente. A base da economia local gira em torno da produção de feijão. Por isso Assunção recebe atualmente o carinhoso título de "Capital do feijão", honraria que muito orgulha sua trabalhadora e ordeira população.
Cidade de Assunção do Piauí:
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.