Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Polícia

THE:27 pessoas são presas suspeitas de fraudar concurso

Civil:Operação Vigiles apura fraude no concurso público do Corpo de Bombeiros do Piauí

Compartilhar

 

Subiu para 27 o número de pessoas presas suspeitas de participação na fraude do concurso público do Corpo de Bombeiros do Piauí. A grande maioria já participava do Curso de Formação. O certame foi realizado no ano de 2014. No total, cerca de 71 pessoas estão sendo investigadas.

OPERAÇÃO VIGILES - CONTRA FRAUDE EM CONCURSO

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (17/11) a Operação Vigiles, que apura fraude ao Concurso Público de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, ocorrido no ano de 2014. A ação está sendo coordenada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). Um advogado e mais 19 pessoas já foram detidas, suspeitas de participação na fraude.

Estão sendo cumpridos 36 Mandados de Prisões, 35 Mandados de Conduções Coercitivas e 71 Mandados de Buscas e Apreensões expedidos pelo juiz Luiz de Moura Correia, titular da Central de Inquéritos Policiais de Teresina.

Cerca de 150 policiais civis entre Delegados, Agentes e Escrivães estão envolvidos na operação que contou com o apoio do próprio Corpo de Bombeiros Militar e da NUCEPE, organizadora do concurso, além do Núcleo de Inteligência da SSP-PI.

"A polícia faz essa operação para desarticular um grupo criminoso que vem agindo no Estado do Piauí há vários anos e em vários concursos, nós temos outras investigações em andamento e a intenção é retirar de circulação pessoas que estão dentro do serviço público ou que estão fazendo concurso de modo fraudulento", disse o Delegado Geral, Riedel Batista.

O delegado Carlos César disse que a fraude cometida no concurso dos Bombeiros foi praticamente similar à que aconteceu no concurso do TJ e também no Enem deste ano. "A fraude cometida, acreditamos ter sido similar à do concurso do TJ, a organização criminosa coopta os candidatos interessados em fraudar mediante pagamento em dinheiro e a organização coloca indivíduos que tem um certo conhecimento e capacidade intelectual elevada para fazer essas provas, são os chamados 'pilotos', então eles fazem a prova, conseguem um gabarito relativamente bom e aí esses gabaritos são repassados aos candidatos que estão em sala de aula", disse.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

180 Graus

Mais de Polícia