Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Secretária de Educação de SMT fala sobre os desafios do ensino local em tempos de Pandemia

A gestora educacional, Marcelli Gomes Cardoso, ressalta o comprometimento da equipe da SME e todos os profissionais que fazem parte da rede municipal de ensino.

Compartilhar

 Sec.Marcelli Cardoso/Foto: Valter Lima

Na manhã dessa segunda-feira (24/05), a Secretária de Educação do Município de São Miguel do Tapuio, no Piauí, Marcelli Gomes Cardoso, fez breve relato ao Tapuio Notícias, sobre os desafios enfrentados do ensino da rede pública municipal em tempos de pandemia.

Tapuio Notícias: como a SME vem realizando as ações de planejamento escolar?

Marcelli: Desde o dia 1º de janeiro do ano letivo de 2021, a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação tem se dedicado à construção de ações planejadas que para além do atendimento aos estudantes, garantam a qualidade de ensino, nesse contexto de pandemia.

Tapuio Notícias: como a Educação Municipal tem se desdobrado para os desafios e adversidades na oferta desse novo formato de ensino?

Marcelli: Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a tarefa de educar se tornou um desafio com obstáculos desconhecidos para todos que fazem a educação, tanto no Brasil quanto em outros países. Para superar as atuais adversidades e prestar um serviço com o mínimo de qualidade possível, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Miguel do Tapuio (PI) segue implementando ações efetivas como: Adesão ao Busca Ativa Escolar, Atendimento Virtual SME, Canal de suporte pedagógico, Guia da Família, Incentivo as avaliações externas e as olimpíadas, Distribuição de kits de Alimentos com os gêneros alimentícios provenientes da alimentação escolar, Distribuir EPIs para todos os funcionários das Creches e Unidades Escolares Municipais, Entrega de recursos físicos e digitais para promover uma maior qualidade de ensino com o propósito de não deixar a educação parar, especialmente pela missão de proporcionar condições de, futuramente, buscar formas de minimizar a consequente defasagem na aprendizagem por conta do isolamento e distanciamento social, impostos pela Pandemia do Covid-19.

Tapuio Notícias: As formações para os profissionais , estão acontecendo?

Marcelli: É foco também das ações da Secretaria Municipal de Educação proporcionar formações para os profissionais da educação. A primeira formação aconteceu em fevereiro, quando foi ofertado aos professores e demais profissionais em educação, a I JORNADA VIRTUAL PEDAGÓGICA, na qual os profissionais foram capacitados para os desafios vivenciados nesse momento e ainda puderam se preparar para iniciar o ano letivo nas condições permitidas pelos decretos governamentais e protocolos de saúde.

Tapuio Notícias: Quais os impactos causados diretamente pela pandemia na educação municipal?

Marcelli: Um ponto bem específico referente à situação da educação hoje é que o longo tempo de fechamento de escolas e o isolamento social têm impactado profundamente não apenas na aprendizagem, mas também no que tange à saúde mental dos profissionais da educação e a proteção de crianças e adolescentes. Pensando nisso a SME fomentou parceria com as Secretarias de Assistência e Promoção Social, Secretaria Municipal de Saúde e demais parceiros que fazem a rede protetiva de nosso município, com o objetivo de oferecer acolhimento e escuta aos profissionais e a garantia de cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Para minimizar os impactos na saúde mental dos profissionais da educação, o Senhor Prefeito Municipal de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo Cardoso Filho, contratou uma Psicóloga para fazer atendimento especializado aos mesmos.

Tapuio Notícias: Mesmo diante dessa situação pandêmica, quais os pontos positivos considerados?

Marcelli: Um dos pontos positivos, mesmo diante de tantos desafios, o fato dos professores se reinventarem e se engajarem, dando o melhor que podem diariamente para acolher os estudantes e suas famílias da rede municipal. Arrisco dizer que há um saldo muito positivo nesse contexto pandêmico: nós professores, nos redescobrimos profissionalmente. Quando se fala sobre professores, costuma-se fazer referência à ideia de vítima, como se não fôssemos legitimados para falar de boas práticas nesse período. O que vemos hoje é a descoberta de potenciais. Ver os professores se reinventarem assim é uma lição muito importante para os estudantes. O protagonismo dos professores tem inspirado os nossos estudantes a se tornarem também protagonistas de suas aprendizagens. A certeza que temos é que construindo juntos essa nova forma de educar, de ensinar, de gerar aprendizagens, nos levará ao alcance de dias melhores na educação de São Miguel do Tapuio.

A reportagem do Tapuio Notícias, com a secretária de educação Marcelli, recebeu o apoio do assessor direto da Prefeitura Municipal, Antonio de Aragão Paiva Júnior.

Fotos: Tapuio Notícias

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Educação