Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Policiais do Piauí usarão câmeras corporais durante todo o turno e imagens poderão ser auditadas; entenda

O comandante-geral da Policial Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, detalhou como funcionará o sistema.

Compartilhar

 Fotos: Renato Andrade/Portal Cidade Verde

Representantes da segurança pública federal e estadual oficializaram na manhã desta quarta-feira (19) o novo convênio para implementação das câmeras corporais nas forças de segurança do Piauí. As câmeras serão instaladas de forma gradativa nos coletes dos agentes de segurança e irão monitorar a atuação dos profissionais durante todo o plantão. As imagens serão depositadas em um “supercomputador” da secretaria de segurança do estado e poderão passar por auditoria caso necessário.

O comandante-geral da Policial Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, detalhou como funcionará o sistema.

“A gente vei ter uma central de carregamento, elas têm uma bateria que dura suficientemente o turno do policial, essas imagens, elas são resgatadas e colocadas na nossa central, nós temos um supercomputador, que é um data SSP, que vai ser lançado aqui também pelo secretário, essas imagens são catalogadas, armazenadas, e ficam para depois auditoria, para acompanhamento e perícia, e a cada turno elas são carregadas na nossa central e são afixadas no peito do policial no momento do serviço até o seu final, então teremos unidades pilotas para isso, estamos capacitando os nossos oficiais, que vão depois fazer essa integração de conhecimento para demais membros da tropa, então tudo será respondido para todas as unidades no futuro”, afirmou.

Para o secretário Nacional de Segurança do Ministério da Justiça, Mário Sarrubbo, as câmeras trarão segurança para policiais e a sociedade.

“Em primeiro lugar, ele é um projeto em que preserva a vida, e preserva a vida do policial, preserva a vida da população, mas mais do que isso, para além da preservação da vida, é um projeto que aumenta a produtividade, que valoriza a profissão policial e qualifica a prova no processo, porque as imagens das câmeras corporais podem e devem ser utilizadas no inquérito policial, no processo, portanto, é uma questão de qualificação da prova. As câmeras corporais dos policiais, eu insisto, é um projeto de valorização das forças de segurança, e o Piauí, aderindo a esse projeto, é um dos estados aí que está avançando e avançará ainda mais na questão da segurança pública”, destacou.

Já o secretário de segurança do Piauí, Chico Lucas, as câmeras demonstram a importância da tecnologia na segurança.

“A violência não se combate com mais violência, mas com inteligência, com dados, com estratégia. Por isso que a gente está aqui subscrevendo esse plano nacional em que as câmeras serão adotadas de maneira ininterrupta dentro de um plano nacional. Então, o ministro Ricardo Lewandowski lançou esse projeto e o secretário nacional, Mário Sarrubbo, está aqui hoje e a gente vai apresentar isso à sociedade Piauí”, finalizou.

Fotos relacionadas

Fonte: Tarcio Cruz/Cidade Verde

Mais de Geral