Presidente mais novo da história da Câmara é eleito com 444 votos; confira quem apoiou o parlamentar
A eleição teve disputa no primeiro turno e definiu também os membros da nova Mesa Diretora.
O novo presidente eleito para a Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026 foi o deputado Hugo Motta (Republicanos). O parlamentar foi eleito neste sábado (1º), em primeiro turno, com 444 votos. O deputado se tornou o presidente mais jovem da história da Casa, com apenas 35 anos.
Hugo concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco. O novo presidente foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.
Em seu primeiro discurso após ser eleito para o cargo, disse que o povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego; não quer luta pelo poder, mas que os poderes lutem por ele. O novo presidente afirmou que não há ninguém acima da democracia.
“Tenho certeza que o passado é um caminho sem volta, termina na destruição da política, no colapso da democracia, e não podemos correr o risco de experimentar”, afirmou.
“Estaremos sempre com a democracia, pela democracia, com a democracia. E seus inimigos encontrarão no Legislativo uma barreira, como sempre encontraram na história”, discursou o novo presidente da Câmara.
Após a eleição do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para presidente da Câmara dos Deputados, foram eleitos os demais parlamentares que vão compor a Mesa Diretora da Casa:
1ª vice-presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ): 440 votos, 59 em branco
2ª vice-presidência: Elmar Nascimento (União-BA): 427 votos, 72 em branco;
1ª secretaria: Carlos Veras (PT-PE): 427 votos, 72 em branco;
2ª secretaria: Lula da Fonte (PP-PE): 437 votos, 62 em branco;
3ª secretaria: Delegada Katarina (PSD-SE): 445 votos, 54 em branco;
4ª secretaria: Sergio Souza (MDB-PR): 432 votos, 67 em branco.
Para a suplência, foram eleitos:
1º suplente: Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP): 395 votos;
2º suplente: Paulo Foletto (PSB-ES): 389 votos;
3º suplente: Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES): 388 votos;
4º suplente: Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP): 371 votos.
Com informações da Agência Câmara de Notícias.
Fotos relacionadas
Fonte: Portal O Dia
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.