Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Piauí reduz crimes violentos, mas feminicídio é um gargalo com aumento de 42%, revela pesquisa

É o que mostram os dados do novo levantamento divulgado pelo governo sobre a criminalidade no estado.

Compartilhar

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O pacote de medidas adotadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí tem surtido efeito na redução de crimes violentos, no entanto, assassinatos com viés da cultura do ódio, ainda é um gargalo. É o que mostram os dados do novo levantamento divulgado pelo governo sobre a criminalidade no estado.

Segundo o anuário estadual, houve redução em 11,7% de homicídio doloso, tendo 649 registros (2023) contra 573 (2024). A pesquisa revelou ainda que o crime de lesão corporal a redução foi de 23%.

De acordo com os dados, a redução foi ainda mais acentuada nos homicídios cometidos com armas de fogo, que registraram uma redução de 11,9%, e nos homicídios com arma branca, que apresentaram uma queda expressiva de 27,7%.

Um levantamento preocupante é a questão do feminicídio que registrou aumento de 42%, com 28 assassinatos de mulheres em 2023 e 40 em 2024.

Os roubos, segundo o anuário, obtiveram uma redução de 33%, saindo de 18.553 para 12.424 crimes. Os dados também apontam uma redução de 22,5% nos roubos de veículos e de 13,1% nos furtos em geral.

Maior redução histórica no roubo de celulares

As operações interditados e as intimações em massa, reduziram em 37% os roubos de aparelhos celulares, segundo o levantamento. A recuperação de celulares roubados também registra aumento de 68,8%.

"Esses números refletem um trabalho estratégico e integrado entre as forças de segurança do estado. Nosso objetivo é oferecer uma segurança pública mais eficiente e próxima da população, com ações que combatam a criminalidade de forma incisiva. Continuaremos investindo em inteligência, tecnologia e no fortalecimento do policiamento ostensivo para garantir que essa tendência de redução dos índices criminais se mantenha e que o povo piauiense viva com mais tranquilidade”, disse o secretário Estadual de Segurança, Chico Lucas.

 

Fotos relacionadas

Fonte: Por Yala Sena/ portal cidade verde

Mais de Geral

Desculpe a imagem está corrompida