Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Setur e Corpo de Bombeiros reforçam orientações para um banho seguro nas cachoeiras do Piauí

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, reforça algumas orientações para garantir a segurança durante o passeio.

Compartilhar

 Foto: Thiago Amaral

De norte a sul, o Piauí abriga diversas cachoeiras visitadas por turistas, especialmente neste início de ano, que marca o período de chuvas no Estado. Pensando nisso, a Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com o Corpo de Bombeiros, reforça algumas orientações para garantir a segurança durante o passeio.

A primeira recomendação, antes mesmo de partir para uma cachoeira, é checar as condições climáticas, tanto do dia do passeio quanto dos dias anteriores. Se houver risco de chuva, é preferível adiar a atividade, pois o aumento do fluxo de água pode gerar as chamadas cabeças d’água. Além disso, é fundamental pesquisar sobre a cachoeira e contar com o acompanhamento de guias de turismo locais.

“Mesmo que o turista já tenha ido ao local antes, é importante buscar informações e saber sobre as áreas que estão propícias para banho naquele momento e no horário a ser frequentado”, destacou a tenente-coronel Najra Nunes do Corpo de Bombeiro.

Quanto à vestimenta, o recomendado são trajes leves, mochilas, pochetes e calçados firmes, nada de chinelos ou rasteiras, e jamais andar descalço devido ao risco de se ferir durante o percurso rumo à cachoeira. Também é recomendado manter as mãos livres para garantir equilíbrio, segurança e agilidade ao lidar com obstáculos e possíveis situações de risco.

A tenente-coronel Najra Nunes também pontua que não se deve mergulhar em cachoeiras devido às pedras que podem estar localizadas no fundo da água, além de evitar o banho após ingerir bebida alcoólica. Ela também enfatiza quanto a necessidade de respeitar o limite de profundidade de segurança da água.

“Até a altura do joelho para crianças e, para adultos, até a altura do quadril. É importante que a criança esteja acompanhada de um responsável. Em qualquer situação de perigo, é preciso procurar o socorro imediato de um profissional de segurança pública, como salva-vidas, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”, finaliza a tenente-coronel Najra Nunes.

Em casos de emergências, basta ligar para os telefones: 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar) e 192 (Samu).

Fotos relacionadas

Fonte: Por Redação Cidade Verde

Mais de Cidades