Estudante de Castelo do Piauí vai participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM)
Ao todo, o programa reúne 81 estudantes de todo o Brasil, com seis representantes de cada estado.
Seis estudantes piauienses foram selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), iniciativa do Ministério da Educação que promove o protagonismo juvenil em discussões sobre os sistemas educacionais dos países da região.
Ao todo, o programa reúne 81 estudantes de todo o Brasil, com seis representantes de cada estado. Na etapa nacional preparatória, os projetos selecionados passarão por votação para definir os participantes do Parlamento. Os candidatos realizarão campanha eleitoral entre 10 e 18 de fevereiro, e as eleições ocorrerão de 19 a 21 do mesmo mês.
Iulla Walleska Miguel de Souza, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, foi selecionada com o projeto "Escolas Climáticas por meio da Agroecologia e Arborização", que visa enfrentar as mudanças climáticas por meio de práticas sustentáveis nas escolas. “Pretendo usar redes sociais e conversas diretas para alcançar mais pessoas e mostrar a importância de agir coletivamente. Quero representar os jovens com responsabilidade e compromisso”, afirmou a estudante, que destacou o papel do professor orientador, Antônio William.
Ana Vitória Gonçalves, do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, em São Miguel do Tapuio, desenvolveu um projeto focado no meio ambiente escolar, com o objetivo de unir família e escola. “Farei tudo ao meu alcance para implementar este projeto e conto com a ajuda dos colegas e das famílias para enfrentar os desafios ambientais”, disse.
Outro selecionado, Irwing de Melo Koppes Filho, do Ceti Professor Edgar Tito, em Teresina, apresentou o projeto “Como amenizar a produção de lixo no ambiente escolar”. Ele planeja realizar palestras e rodas de conversa durante a campanha eleitoral. “Vou mostrar meu empenho para desenvolver o projeto na comunidade escolar”, destacou.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, elogiou os estudantes e destacou a importância do Parlamento Juvenil do Mercosul como espaço para a liderança juvenil. “Parabenizo cada um pela conquista, que demonstra talento e compromisso. Trabalhamos para incentivá-los por meio de ações como o fortalecimento dos grêmios estudantis, essenciais para o exercício da liderança, do diálogo e da cidadania”, afirmou.
Critérios de participação
A seleção foi aberta a alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas. Os candidatos deveriam ter boa frequência escolar, com no mínimo 75%, e aprovação em todas as disciplinas no primeiro semestre de 2024. Também era exigida capacidade de convivência com pessoas de diferentes culturas, além de autorização dos pais para viagens nacionais e internacionais supervisionadas.
No Piauí, 111 projetos foram inscritos. Os critérios de avaliação incluíram originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução. O resultado preliminar será divulgado em 24 de fevereiro, e o oficial, em 7 de março. A etapa internacional do PJM está prevista para ocorrer de 11 a 13 de agosto.
Estudantes piauienses selecionados
1. Ana Vitória Soares Gonçalves – Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto (São Miguel do Tapuio)
2. Lorrany Canuto Pereira da Silva – Ceti José Narciso da Rocha Filho (Piripiri)
3. Letícia Bianca de Carvalho Gomes – Ceti José Borba de Carvalho (Jardim do Mulato)
4. Irwing de Melo Koppes Filho – Ceti Professor Edgar Tito (Teresina)
5. Maria Luiza do Nascimento Costa – Ceti Professor James Azevedo (Teresina)
6. Iulla Walleska Miguel de Souza – Ceti Cônego Cardoso (Castelo do Piauí)
Fotos relacionadas
Fonte: Seduc PI
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.