O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontou que choveu em Picos o equivalente a mais de 50% da chuva prevista para o ano.
Picos vive estado de calamidade pública com mais de 27 mil pessoas atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. O dado foi relevado durante reunião do Comitê de Crise, que integra 10 órgãos, e avaliou os impactos das chuvas no estado.
“Picos deve praticamente o equivalente a mais de 50% da chuva prevista para o ano. É um município sertanejo e sua média oscila entre 600 milímetros a 800 milímetros de acumulado anual. Foi muita chuva, a capacidade do município de escoar, de absorver essa água, é muito pequena, já que é um município com características topográficas que favorecem pontos de alagamentos. O que aconteceu em Picos foi muito grave, uma situação de altíssimo risco”, disse o climatologista Werton Costa diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí.
Segundo a Defesa Civil, em Picos há registros de 130 mm de chuvas e em alguns pontos superaram o 220 mm.
“Não temos o registro numérico pluviométrico, mas como a gente compreendeu, a quantidade de água que foi escoada para dentro do vale do Guaribas, estimamos que os volumes podem ter sido ainda maiores na área rural”, disse Werton.
Há previsões de mais chuvas e de eventos severos nos próximos sete dias. O período chuvoso se estende até março deste ano.
Fotos relacionadas
Fonte: Por Yala Sena/ portal cidade verde
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.