O prefeito de São Miguel do Tapuio (PI), Pompílio Evaristo Cardoso Filho “Pompilim” (PSD) ocupará o cargo de 1º vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), após registro de chapa única em consenso com os demais candidatos, para o pleito do biênio 2025–2026. Ou seja, a APPM registrou apenas uma chapa para a renovação de sua diretoria para o pleito do biênio 2025–2026. E, o prazo para inscrição das chapas terminou nesta última sexta-feira (10), sem que houvesse outras candidaturas. A chapa única é liderada pelo prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, do MDB, e Pompilim, prefeito de São Miguel do Tapuio, compõe como 1º vice-presidente.
A Chapa Única “APPM Forte e Atuante” — conta com amplo apoio de mais de 170 gestores municipais, consolidando sua candidatura como representante de unidade entre os prefeitos do estado.
A chapa é composta pelos seguintes prefeitos: Admaelton Bezerra, prefeito de São José do Piauí (Presidente); Pompílio Evaristo Cardoso Filho “Pompilim” (PSD) – São Miguel do Tapuio ( 1º vice-presidente); Júnior Carvalho – Demerval Lobão (2º vice-presidente); Guilherme Maia – município de Wall Ferraz (3º vice-presidente); Wilton Coutinho – Massapê do Piauí (Secretário Geral); Karyne do Rodrigão – Cocal de Telha (1º Secretária); Osvaldo da Abelha – Paulistana (2º Secretário); Manoel Portela Neto – Aroazes (Tesoureiro Geral); Amiltinho – Gilbués (1º Tesoureiro); Ana Lima – Murici dos Portelas (2º Tesoureira).
A eleição será realizada no dia 17 de janeiro, na sede da APPM, em Teresina. O candidato eleito assumirá a presidência no dia 1º de fevereiro de 2025. Atualmente, a APPM é presidida por Toninho de Caridade, que apoia a candidatura de Adamelton Bezerra. A nova gestão terá como objetivo continuar o trabalho em defesa do municipalismo, com a busca de recursos para os municípios do estado.
ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE MUNICÍPIOS - APPM
FUNDAÇÃO
A Associação Piauiense de Municípios (APPM), fundada por Joaquim Mamede Lima, prefeito de Campo Maior em 1979, mobilizou 42 prefeitos piauienses, entre eles Raimundo Wall Ferraz, de Teresina, para que, juntos, defendessem e divulgassem os ideais do movimento municipalista aos quatro cantos do país. A Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM) foi criada em 13 de janeiro de 1979, na cidade de Campo Maior, motivada pelo auge do movimento municipalista que mobilizava o País na década de setenta. Na época, o Piauí tinha apenas 114 municípios e a Entidade foi fundada inicialmente como órgão específico dos prefeitos.
Somente durante a gestão de Júlio César de Carvalho Lima (1989/1990) a APPM ganhou uma reformulação estatutária, passando a ter nova missão e um novo nome: Associação Piauiense de Municípios, permanecendo, no entanto, a mesma sigla, uma vez que assim a Entidade era conhecida, e a mesma essência: buscar o bem comum dos municípios, visando o desenvolvimento dos ideais municipalistas.
MISSÃO
A missão institucional da Entidade consiste na prestação de serviços, articulação com outras esferas do governo e atuação como instrumento de reivindicação de causas dos interesses dos municípios que a compõem. A partir de suas alterações estatutárias, a APPM introduziu nos seus objetivos, ações voltadas para a melhoria da gestão pública, configurando-se como uma nova tendência das administrações municipais, apresentando impactos diretos e positivos nos níveis de aceitação e credibilidade dos gestores.
PARCEIROS
A APPM tem como parceiros a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Piauí (COEGEMAS-PI), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (UNDIME-PI), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI) e a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio-Parnaíba (AMPAR).
Desde 2000, a Associação possui prédio próprio, construído na gestão do Presidente Carlos Alberto Bezerra de Alencar, localizado na Avenida Pedro Freitas, nº 2000 - Palácio dos Municípios – Centro Administrativo – Bairro São Pedro – Teresina – PI.
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.