O Ministério Público da Bahia (MP-BA) agendou uma audiência pública para o dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório da sua sede em Salvador, para tratar de uma acusação envolvendo a cantora Claudia Leitte. Ela está sendo investigada por possível violação da honra e da dignidade das religiões de matriz africana, devido à alteração na letra da canção "Caranguejo".
A controvérsia surgiu após a substituição do nome de Iemanjá pelo termo Yeshua, que significa Jesus em hebraico, na música interpretada por Claudia Leitte.
De acordo com a denúncia apresentada ao MP, essa alteração é considerada um desrespeito às tradições afro-brasileiras, além de um ataque às manifestações culturais protegidas pela Constituição.
O MP-BA abriu um inquérito civil para investigar se essa modificação configura um dano moral coletivo e uma ofensa ao patrimônio cultural das religiões de matriz africana. Claudia Leitte foi formalmente notificada e tem um prazo de 15 dias para se manifestar sobre as acusações. Entre as medidas propostas, está a possibilidade de ouvir os compositores da música para esclarecer a intenção e os efeitos das mudanças realizadas na obra.
Fotos relacionadas
Metrópole
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.