Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Política

Ciro Nogueira apresenta projeto de lei que impõe punição a institutos de pesquisas fraudulentos

A ideia do Projeto de Lei vem após as diversas pesquisas divulgadas que divergiram do resultado das urnas eletrônicas, sobretudo em Teresina.

Compartilhar

 Senador Ciro Nogueira durante pronunciamento no senado/Pedro França/Agência Senado

Nesta sexta-feira (11), o senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou um Projeto de Lei (PL) pedindo punição aos institutos de pesquisas e seus respectivos estatísticos que divulgarem resultados muito diferentes daqueles apontados pelas urnas.

Segundo Ciro Nogueira, a ideia do Projeto de Lei iniciou após as diversas pesquisas divulgadas que divergiram do resultado das urnas eletrônicas, sobretudo em Teresina. Enquanto os institutos de pesquisas apontavam vitória de Fábio Novo (PT), a realidade foi vitória de Sílvio Mendes (União Brasil), ainda no primeiro turno.

“Depois da desmoralização de institutos fraudulentos pelas urnas Brasil afora, decidi apresentar um projeto de lei (PL 3916/2024) que pune tanto os institutos como os estatísticos responsáveis que divulgarem, na semana da eleição, pesquisas muito divergentes dos resultados das urnas, além da margem de erro", afirmou o Senador.

Quem tentar manipular o eleitor com números irreais ficará impedido de registrar novas pesquisas por cinco anos. Em 2026 essa farra vai acabar.

Ciro Nogueira | Senador (Progressistas)

Fotos relacionadas

Fonte: Victor Costa / Portal O Dia

Mais de Política