Facebook
  RSS
  Whatsapp

117 agentes culturais de SMT são contemplados pela Lei Aldir Blanc

Na última sexta-feira (13/09) a prefeitura de São Miguel do Tapuio (PI) realizou o ato de assinatura do Termo de Premiação Cultural para recebimento dos prêmios junto aos agentes culturais.

Compartilhar

 Fotos: Divulgação

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, no Piauí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente realizou, na última sexta-feira, 13 de setembro, a assinatura do Termo de Premiação Cultural para recebimento dos prêmios da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB para 117 agentes culturais do município.

Trata-se dos agentes culturais contemplados pela Lei Aldir Blanc 2024 no município de São Miguel do Tapuio, por meio dos editais: 003 (96 contemplados), 004, (19 contemplados) e 005/2024 (02 contemplados).

O evento conduzido pela Secretaria de Cultura contou com a participação dos agentes culturais e membros do Conselho Municipal de Cultura. A premiação teve como objetivo reconhecer a trajetória de artistas, grupos e associações culturais existentes no município pelos relevantes serviços prestados à população nos mais diversos segmentos artísticos e culturais como: músicos, bandas, grupos culturais, artesões, artistas circenses, produtores de eventos, escritores, mestres da cultura popular, benzedeiras, curandeiros e outros.  Ao todo foram 117 artistas e grupos que tiveram seu trabalho reconhecido. Nesse ano, a Secretaria Municipal de Cultura homenageou também a trajetória de duas personalidades da cultura popular sãomiguelenses: Dona Tôtonha Benzedeira e o sanfoneiro Gonçalim Rilax, que abrilhantou o evento com uma apresentação de xote, baião e forró pé de serra.

Segundo o Ministério da Cultura, até 2027, estados e municípios receberam recursos para promoção da cultura local. Para o Secretário Mauro essa é mais uma oportunidade para valorização dos artistas locais e incentivo as novas gerações a produzirem arte em todas as suas dimensões. O Secretário de Cultura, afirmou ainda que “os artistas e grupos premiados

POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA

A Lei nº 14.399/2022 institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), baseada na parceria da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a sociedade civil no setor da cultura, bem como no respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil.

A PNAB objetiva também estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada.

As condições para a execução da PNAB foram criadas por meio do engajamento da sociedade e os editais   destinam-se a premiar agentes culturais atuantes no município de São Miguel do Tapuio/PI.

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Assunção do Piauí