Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Meteorologia prevê sete dias com possibilidades de chuvas volumosas para o Piauí

Estado não estará dentro do polígono da onda de calor prevista para esta semana.

Compartilhar

 Reprodução

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH/PI) divulgou alertas de chuvas volumosas para os próximos dias no Piauí. O aviso, que tem duração até 18 de março, aponta precipitações de até 100mm.

"Os maiores volumes esperados no referido recorte temporal serão esperados especialmente para municípios das mesorregiões norte e centro-norte. Não se descarta a possibilidade de ocorrência de chuvas em menor volume em outras áreas do território piauiense", destacou.

A partir desta quarta-feira (13) há também uma tendência de que Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) volte a atuar com banda dupla.

"Com relação as temperaturas, com a diminuição das chuvas no sul do estado, especialmente com a divisa com a Bahia e Pernambuco, a falta da elevada nebulosidade aumenta a radiação incidente na superfície e com isso as temperaturas tendem a ficarem elevadas. A partir das instabilidades de quarta-feira, tem-se a tendência de que as temperaturas voltem a um padrão mais ameno com possibilidade de chuvas isoladas, porém, com menor volume do que aquelas esperadas para a porção centro-norte e norte do estado", ressaltou.

A pasta também esclareceu que o Piauí não estará dentro do polígono da onda de calor prevista para esta semana.

Recomenda-se em caso de chuvas com rajadas de vento e possibilidade de queda de raios:

  • Que a população não se abrigue debaixo de árvores visto risco de queda galhos e de raios;
  • Não estacione veículos próximos a torres de tv, debaixo de árvores, próximos a outdoors;
  • Se estiver em área urbanizada, pontos de alagamento poderão ser ativados em condições de chuvas, não atravesse ruas alagadas e procure abrigo;
  • Se estiver em casa, evite utilizar aparelhos eletrônicos ligado direto na tomada.
  • Em caso de dúvidas e para maiores informações, é aconselhável entrar em contato com a Defesa Civil (tel. 199) e o Corpo de Bombeiros (tel. 193).

Fotos relacionadas

Fonte: Portal A10+

Mais de Geral