A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que o Piauí tem previsão de chuvas com maior regularidade e intensidade no período de 16 a 20 de fevereiro, podendo ultrapassar os 100 mm.
De acordo com o boletim da Semarh, as fortes chuvas se devem à associação de dois fatores: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e altos níveis da troposfera em um fluxo vindo do oeste.
“Os dois sistemas contribuem para a instabilidade na região, focalizada na mesorregião sudeste e centro-norte do estado. Segundo os dados, há possibilidade de os acumulados diários ultrapassarem os 100mm”, informou a Semarh.
Nesse período é necessário tomar cuidado e ficar atento, pois existem riscos potenciais, como queda de energia elétrica e queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Cuidados:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Não utilizar aparelhos celulares conectados à tomada
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Previsão para esta sexta-feira (16)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (16) um alerta laranja para 209 municípios e um amarelo para 15 cidades. O alerta segue até sábado (17), quando por volta das 10h será emitido um novo boletim.
Nas cidades em alerta laranja, as chuvas serão muito mais intensas, entre 30 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As cidades em alerta amarelo, as chuvas devem ser de menor intensidade, entre 20 até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40-60 km/h.
Fotos relacionadas
Fonte: Cidade Verde
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.