Facebook
  RSS
  Whatsapp

Município de Assunção do Piauí elegeu representante no Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba

A escolha dos representantes do Piauí aconteceu nesta sexta-feira (6) em Plenária Estadual, sendo que, o Secretário de Meio Ambiente do município de Assunção do Piauí, Mário Pimentel, comporá o comitê.

Compartilhar

 Reprodução

O município de Assunção do Piauí, representado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Pimentel, foi um dos eleitos entre os 26 representantes do Piauí, em Plenária Estadual para composição do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba (CBH Parnaíba), evento realizado nesta sexta-feira (6) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)-Campus Teresina Central.

 Mário Pimentel foi eleito como membro titular do comitê onde irá levar várias pautas ao debate e encaminhamento de projetos com o intuito de revitalizar a bacia do rio mais importante do Estado do Piauí.

O CBH Parnaíba reúne 50 representantes, divididos em usuários da água, sociedade civil organizada e poder público. Desse total, 26 são do Piauí, 14 do Maranhão e 8 do Ceará. Outros dois são indicados pela União. A composição do Comitê leva em consideração a representatividade de cada Estado na área de drenagem da bacia do rio Parnaíba.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba) é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e vinculado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Foi instituído pelo Decreto nº 9.335, de 5 de abril de 2018. Sua diretoria provisória foi empossada em 27 de julho do mesmo ano.

O Comitê é a instância em que devem ser discutidos, democraticamente e com transparência, os diferentes interesses sobre os usos da água na Bacia. As melhores soluções para o aproveitamento e para a preservação da água têm que ser encontradas de forma coletiva e participativa, confira as principais finalidades do CBH Paranaíba.

 

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Assunção do Piauí