Diácono Francisco Gecivaldo é ordenado Padre em sua terra natal, Assunção do Piauí
O ato solene foi presidido pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis.
Com viva alegria a comunidade católica de Assunção do Piauí – Paróquia Nossa Senhora da Assunção, celebrou na manhã desta segunda-feira, 12 de junho, no Ginásio Poliesportivo da Unidade Escolar Sebastião Alves dos Reis, a Ordenação Sacerdotal do Diácono Francisco Gecivaldo da Silva, filho da terra.
O ato solene foi presidido pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis , com a participação de vários padres da Diocese de Campo Maior e de diversas dioceses do Piauí, bem como diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, familiares e amigos, além de caravanas de diversas paróquias.
Também estiveram presentes na cerimônia religiosa, o prefeito da cidade, Antônio Luiz Neto “Netinho”, a primeira dama do município, Rosimar de França Lima, o presidente da Câmara Municipal, Ronnivom de Sousa Lima, o vereador Antonio Padres, vereador Iderlon, a Secretária de Educação, Antonia Alves, a Secretária de Assistência Social , Francisca Alves, assessores e diretores da prefeitura, dentre outras autoridades locais.
Durante o rito, o Diácono Francisco Gecivaldo, publicamente prometeu obediência ao bispo e a igreja, e em seguida, prostrou-se ao chão permanecendo nesta posição enquanto se cantava a ladainha/cântico de rito da igreja. Então, de joelhos, recebeu o gesto principal da ordenação sacerdotal, isto é, a imposição das mãos do bispo diocesano e dos padres presentes. Durante a homilia, Dom Francisco lembrou ao novo padre que saiu do meio do povo e foi escolhido por Deus para exercer o sacerdócio, que não é um ofício comum.
HISTÓRICO RELIGIOSO CATÓLICO DO PADRE ASSUNÇÃOENSE FRANCISCO GECIVALDO:
Francisco Gecivaldo da Silva nasceu no dia 15 de julho de 1997, na cidade de Assunção do Piauí. Filho adotivo e progênito do casal Antônio Luiz da Silva e Antônia Valentino da Silva. Recebeu o sacramento do batismo no dia doze de agosto de 1997, durante as festividades de Nossa Senhora da Assunção ministrado pelo reverendíssimo Padre Jeronimo de Paula Pessoa.
Aos dez de dezembro de 2005, pelas mãos do reverendíssimo Padre João Paulo Moreira dos Santos recebeu Jesus Eucarístico pela primeira vez. No dia catorze de dezembro de 2014, Dom Eduardo Zielski, então Bispo diocesano, lhe conferiu o Sacramento da Crisma.
Na sua comunidade participou do grupo de coroinhas, grupo de jovens, catequista e foi coordenador da comunidade Buriti/Carnaubal.
Iniciou os estudos na Unidade Escolar Evaristo Campelo de Matos. Posteriormente passou a estudar na Escola municipal de Buriti, colégio de sua comunidade, e nos últimos de ensino fundamental retornou ao Evaristo Campelo de Matos concluindo o ensino fundamental. Seu ensino médio foi realizado na Escola Estadual Sebastião Alves do Reis.
Após um ano de acompanhamento vocacional, em doze de fevereiro de 2015, Francisco Gecivaldo ingressa no Seminário Propedêutico arquidiocesano São João Paulo II em Teresina, Piauí, tendo como seu primeiro reitor o reverendíssimo Padre Daniel Rodrigues.
Em 2016 iniciou a caminhada formativa no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus na casa de filosofia Dom Edilberto Dinkelborg, ao tempo que começou a estudar filosofia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI .
Concluindo em 2018 a etapa da filosofia, Gecivaldo iniciou em 2019 o período da configuração, isto é, formação teológica na casa de filosofia Sagrado Coração de Jesus.
Em 2020, devido a pandemia do covid 19, Francisco passou a residir juntamente com os demais seminaristas da diocese no Seminário Diocesano Dom Abel Alonso Nuñez em Campo Maior.
Foi admitido às Ordens sacras no dia trinta e um de janeiro de 2021 na Catedral de Santo Antônio Aparecido em Campo Maior, e em cinco de fevereiro do mesmo ano recebeu o ministério de leitor no Santuário Diocesano Eucarístico de Nossa do Rosário, também em Campo Maior. No dia vinte e quatro de julho de 2022, na paróquia de São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Tapuio, o ministério de Acólito. Francisco Gecivaldo encerrou seu período formativo no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, no dia 03 de dezembro de 2022. Foi ordenado diácono por Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSsR, no dia dez de dezembro de 2022 e enviado como administrador pastoral da Paróquia de São José, em Campo Largo do Piauí.
Hoje com a graça de Deus e pela imposição das mãos e oração consecratória do Excelentíssimo reverendíssimo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSsR, o diácono Francisco Gecivaldo foi ordenado padre para servir a Igreja de Deus.
Fotos: Valter Lima/Tapuio Notícias
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.