Cientistas descobrem nova espécie de planta no município de Pedro II
A planta se diferencia das outras da mesma espécie por seu botão floral ovoide.
Cientistas descobriram uma nova espécie de planta Dyckia, da família das bromélias, no município de Pedro II. Para a nova espécie foi atribuída o nome de Dyckia tubifilamentosa. A pesquisa contou com apoio da Fapepi e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A descoberta faz parte de um estudo das cientistas Maria das Graças Lapa Wanderley, Gardene Maria de Sousa e de Marccus Alves. Segundo o estudo, como a espécie possui sementes aladas e frutos capsulares com sementes aladas ela foi atribuida ao gênero Dyckia da subfamília Piticairnioideae, mas por conta de suas combinações distintas e incomuns as pesquisadoras pretendem propor um novo gênero para a planta.
De acordo com o estudo publicado, a nova espécie se diferencia das outras da mesma família por seu botão floral ovoide, tubo estaminal exserto e esbranquiçado e formado pelos filetes completamento conados, anteras coniventes passando a divergentes e fruto com restos de perianto.
Gênero Dyckia
A espécie é nativa da América do Sul. Segundo a bibliografia existente, existem cerca de 164 espécies diferentes e vivem em torno de pedras e terrestres. A folhas do gênero são em em sua maioria coriáceas, com variação na suculência, possui escamas e fortes espinhos marginais. A Dyckia tubifilamentosa é conhecida de algumas áreas da região semiárida do Nordeste do Brasil (estado do Piauí), crescendo na Caatinga e áreas de transição Caatinga-Cerrado.
Fonte: a10+
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.