Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Política

Presidente da Avep pontua que Censo pode diminuir número de vereadores nas Câmaras

José Cardoso (PSD), presidente do órgão, também destaca numa série de entrevista que vem concedendo, sobre as perdas de recursos que os municípios piauienses sofrerão.

Compartilhar

 

O vereador sãomiguelense José Cardoso - PSD, atual presidente da União das Câmara do Piauí, vem participando de uma série de entrevistas debatendo sobre a situação dos municípios que terão perdas de repasses financeiros que podem afetar diretamente as Câmaras Municipais.

“Nessas entrevistas destacamos as perdas de recursos que os municípios piauienses sofrerão, isso levando em conta o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que alguns municípios poderão perder cadeiras no Legislativo” disse Cardoso.

Vale destacar que a diminuição da contagem populacional pode impactar diretamente na política local. Segundo um modelo estatístico, caso a cidade tenha menos de 15.000 habitantes, o número de vereadores poderá passar de 11 para 9 nas próximas eleições, além do município perder parte sua participação no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“O resultado do Censo pode diminuir o número de vereadores nas Câmaras Municipais” complementa Cardoso.

O Censo Demográfico é realizado a cada dez anos pelo IBGE sendo considerado uma das principais fontes de informação sobre a população do país. O instituto entregou um resultado prévio, que ainda será atualizado com os demais dados coletados.

Já para os municípios de Parnaíba, Picos e Demerval Lobão a expectativa é de aumento no número de vagas nas respectivas Câmara Municipais.

Fonte: Jornalista Filipe  Germano

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Política