Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Piauí registrou 533 casos novos de HIV/Aids em 2022

Segundo os dados, o sexo masculino foi o público mais atingido pelo HIV/AIDS, com 74% dos casos registrados no estado de 2018 a 2022 sendo em homens.

Compartilhar

 

De acordo com dado da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde, em 2022 o estado do Piauí registrou 533 casos de HIV/Aids em adultos. A nota técnica que contém os dados da coordenação aponta ainda que de 2018 a 2022 a faixa etária dos piauienses que mais apresentou novos casos da doença foi a de 20 a 34 anos, com 49% dos casos registrados.
 
 Ainda Segundo os dados, o sexo masculino foi o público mais atingido pelo HIV/AIDS, com 74% dos casos registrados no estado de 2018 a 2022 sendo em homens. O boletim traz ainda as informações sobre os casos de AIDS em gestantes dentro do estado. De acordo com a nota técnica, de 1980 a 2021 o estado registrou 1076 casos de HIV/AIDS em gestantes sendo 2021 o ano com menor registro, apenas 09 casos foram identificados, em 2022 não houve registros.
 
De 1980 a 2020 o estado registrou 2146 óbitos por HIV, sendo o ano de 2020 aquele onde o maior número foi constatado. Somente em 2020 foram 140 óbitos registrados dentro do estado.
 
O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior destaca que os números demonstram uma realidade dentro do estado que precisa ser modificada, e que para isso o estado vem fazendo ações e buscando a conscientização da população sobre prevenção e testagem.
 
“Nós tivemos neste mês de dezembro ações realizadas em prol da campanha do Dezembro Vermelho, buscamos incentivar o uso de métodos de prevenção como o preservativo em relações sexuais  e também a busca por serviços de saúde para testagem e identificação da infecção por HIV ou outras doenças”, destacou o gestor.
 
Karinna Amorim, coordenadora de ISTs da Sesapi destaca que após a testagem e a identificação positiva do vírus, é de vital importância que a pessoa busque o serviço de saúde para dar início ao tratamento. 
 
“Não somente começar a  tratar como também manter é uma das nossas principais chamadas de atenção para a população. Uma vez que seja iniciado o tratamento, se a pessoa mantiver todos os procedimentos e etapas de maneira correta, ela pode atingir um nível de carga viral quase nula, que não irá interferir em seu dia a dia.     Por isso, destacamos que é necessário o uso de preservativo durante a relação, além de testagem para identificação de doenças, que a pessoa faça a manutenção do tratamento, para que ele renda frutos e não evolua para um problema de saúde mais avançado”, destacou a coordenadora. 
 
A nota técnica sobre os casos de HIV/AIDS dentro do estado do Piauí pode ser encontrada na aba de avisos e informes do site da Secretaria de Estado da Saúde.
 
Fonte: Sesapi

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Saúde